Como lidar com colega de trabalho mentiroso

Lidar com um colega de trabalho mentiroso não é uma tarefa fácil. O incômodo gerado pelas falsidades no ambiente corporativo é capaz de tirar qualquer pessoa do sério e da razão.

Mas, apenas confrontar e “brigar” com o colega não irá resolver o problema. É preciso agir com profissionalismo e coesão. E para lhe ajudar nesse sentido, elaboramos esse conteúdo com algumas dicas práticas para você lidar com esse cenário no ambiente de trabalho. Preparado?

Como lidar com colega de trabalho mentiroso?

Antes de qualquer coisa, esteja ciente de que saber como lidar com colega de trabalho mentiroso não é o mesmo que conseguir mudar a outra pessoa. Porque isso não é possível.

Embora você possa dar uns toques no seu amigo, não quer dizer que ele vá acatar com as suas dicas e resolverá mudar algumas atitudes.

Por isso, a maneira de lidar com uma pessoa mentirosa diz mais sobre a forma como você irá agir e se sentir, do que a maneira como a outra pessoa passará a se portar.

Dito isso, vamos agora às dicas:

1- Afaste-se de comentários sobre colegas de trabalho

Quando um colega de trabalho mentiroso começar a tecer comentários sobre outras pessoas que trabalham na empresa, afaste-se. Tente sempre desconversar e procure não dar “chances” de o colega falar cada vez mais sobre as outras pessoas. Se você der abertura para esse tipo de comentário, ele sempre irá se aproximar de você para contar novas mentiras. Então, cuidado!

2- Observe se outras pessoas também estão incomodadas

O problema parece ser com você ou é algo unânime? Caso o problema esteja acontecendo apenas com você, é possível conversar com o colega de trabalho (de maneira equilibrada e tranquila) a fim de tentar compreender o que está acontecendo e como é possível melhorar a relação entre vocês.

3- Esteja atento aos fatos e ao que é dito pelo colega de trabalho mentiroso

Observar as ações e as palavras do outro é uma forma de lidar com colega de trabalho mentiroso. Para isso, veja até que ponto o discurso da pessoa está coerente com as atitudes dela. Assim, você terá subsídios para contrapor, caso perceba que a mentira está sendo disseminada mais uma vez.

Porém, não dê um contraponto de maneira agressiva. Apenas… Questione! Isso fará com que a pessoa mentirosa tenha que pensar em uma forma de contornar o “flagra” e, muitas vezes, ela poderá aprender com o erro.

4- Dê feedbacks na hora de lidar com colega de trabalho mentiroso

Dar feedbacks também pode ajudar a lidar com colega de trabalho mentiroso. Para isso, planeje a forma como você irá dar o feedback sobre o trabalho ou sobre uma determinada ação. Lembre-se de sempre manter a cordialidade e o equilíbrio emocional, e jamais confronte a pessoa. Demonstre querer entendê-la, pois às vezes a mentira pode ser uma defesa diante das fraquezas que o seu colega possui.

5- Converse com o seu gestor se você se sentir prejudicado

A fofoca no trabalho aconteceu e a mentira está prejudicando você? Então converse com o seu gestor. Afinal, se mesmo depois de dar feedbacks ao colega, nada mudar, é hora de agir de um modo mais assertivo.

Para isso, demonstre ao seu gestor o que está acontecendo para que ele também possa tomar medidas cabíveis e assim estabelecer uma atmosfera mais saudável no trabalho. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.