Como lidar com a raiva no ambiente profissional?

Conseguir lidar com a raiva no ambiente profissional não é tão simples, a gente sabe. Mas a boa notícia é que também não é impossível, concorda?

Algumas atitudes e ações podem minimizar os impactos do desequilíbrio emocional, desencadeando uma melhor sensação diante das situações estressantes.

Partindo disso, destacamos informações sobre essas atitudes no decorrer deste texto. Acompanhe!

Como lidar com a raiva no ambiente profissional?

Para lidar com a raiva no ambiente profissional é preciso aprender a escutar as próprias emoções. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que devemos parar de seguir aquela ideia de simplesmente ignorar o que sentimos, deixando as sensações vividas de lado. Não é assim que a nossa saúde mental funciona.

Afinal, deixar de lado as emoções é o mesmo que abrir uma porta para a psicossomatização: cedo ou tarde aquela questão vai aparecer, seja na mente, seja no corpo (na saúde).

Por isso, precisamos aprender a entender as nossas emoções, a fim de lidar com uma crise emocional no trabalho de forma mais efetiva. Veja algumas ideias que podem ser úteis nesse sentido:

1- Não fique tentando resolver “de uma hora para outra”

Partindo do que apontamos acima, não devemos simplesmente deixar de lado o que estamos sentindo. Isso quer dizer que não devemos crer que vamos, simplesmente, resolver o problema de raiva no trabalho de um segundo ao outro.

Precisamos de um tempo para digerir o que estamos sentindo, para assim criar uma atmosfera mais positiva e equilibrada para nós.

2- Dê um tempo da situação estressante

Seguindo o gancho do que dizemos acima, na hora de lidar com a raiva no ambiente profissional é preciso dar um tempo do que está acontecendo. Assim, ao invés de ficar “forçando a mente” para tentar encontrar uma solução para o problema, simplesmente descanse os seus pensamentos um pouco.

Acredite, pode ser que você encontre boas respostas nesse momento em que não está pensando sobre o assunto. E isso pode impedir que você invista uma energia intensa em algo que está fazendo mal.

3- Converse com alguém para tentar encontrar uma solução plausível

Se você está tentando lidar com a raiva no ambiente profissional porque não está conseguindo resolver algo importante, tente conversar com outra pessoa sobre a situação.

Claro que você não precisa “desabafar” sobre as suas sensações de raiva, mas sim, pode solicitar um suporte ou uma dica de como resolver tal situação. Às vezes, o nosso colega pode ter uma ideia válida que nos ajude a “desempacar” de algo.

4- Delegue algo se necessário

Se apesar de todas as tentativas de lidar com a raiva no ambiente profissional você ainda perceber que não consegue controlar nada do que sente, tente delegar alguma tarefa. Afinal, a raiva e o estresse podem estar associados à sobrecarga de trabalho, por exemplo.

5- Cuide da sua saúde mental como um todo

Por fim, e muito importante, não se esqueça de cuidar da sua saúde mental como um todo. Para isso, entenda os seus limites, suas habilidades e pontos fracos. Além disso, busque a psicoterapia e o autoconhecimento, a fim de aprender a gerenciar as suas emoções de modo mais efetivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.