Como lidar com a humilhação no trabalho?

Lidar com a humilhação no trabalho não é algo simples. Mas sim, é algo que machuca, maltrata e até mesmo provoca a falta de motivação para trabalhar.

Sendo assim, é necessário pensarmos em formas de lidar com essa situação para minimizar os impactos que esse tipo de abuso pode provocar.

Lembrando, ainda, que buscar auxílio psicológico ou até mesmo o RH da empresa também são medidas cabíveis e consideráveis.

Sem mais delongas, vamos ao conteúdo de hoje. Esperamos lhe ajudar nas suas reflexões pessoais.

Como lidar com a humilhação no trabalho?

A humilhação no trabalho pode acontecer tanto de maneira explícita (na frente dos colegas de trabalho), como de maneira implícita (no privado, por meio de piadas ou críticas destrutivas).

Entretanto, independente do canal em que ela acontece, as marcas são evidentes nas emoções de quem a sofre.

Com isso em mente, vamos pensar, juntos, em formas de lidar com a humilhação no trabalho:

1- Converse sobre a situação de maneira civilizada

O primeiro passo é dialogar com o potencial agressor. Acredite, infelizmente as pessoas que agridem com palavras nem sempre se dão conta das consequências do que falam.

Sendo assim, conversar de maneira franca pode ajudar a minimizar esse tipo de situação, além de conscientizar o sujeito para que ele não faça isso em outros casos.

Contudo, é fundamental que essa conversa aconteça sem os ânimos estarem muito descompassados. Ou seja, não adianta querer conversar quando você se sente irritado e estressado – isso pode piorar tudo e fazer você perder a razão em algum momento. Espere a cabeça esfriar.

2- Ignore a situação no momento em que ela ocorrer

No momento em que você se der conta de que a outra pessoa está lhe maltratando com palavras, pense em uma forma de lidar com a humilhação no trabalho por meio da indiferença. Simplesmente ignore o que está sendo dito e continue o seu trabalho.

Se o agressor tiver o intuito de atingir você, de fato – ou seja, se ele faz isso propositalmente e não sem perceber, ele se sentirá desestabilizado e a humilhação virará de lado. Assim, à medida que o tempo passa ele percebe que não possui efeitos sobre você, diminuindo os episódios até extingui-los.

É claro que isso não quer dizer que você deve aceitar tudo calado, mas deixar a pessoa de lado e simplesmente ignorar a situação pode desestabilizá-la.

3- Busque auxílio dos seus superiores

Por fim, se nada adiantar, busque ajuda no RH da sua empresa. Vale partir para esse lado mais burocrático na hora de lidar com a humilhação no trabalho. Considere, para isso, anotar os episódios e unir provas/testemunhas que possam lhe ajudar.

Não absorva a humilhação como verdade absoluta

Não absorva o que o agressor está dizendo. Lembre-se de que quando uma pessoa fala de outra, ela está falando mais dela mesma do que do outro, de fato.

Por isso, se você sentir que está sendo agredido com palavras, não absorva tudo como se fosse verdade.

Primeiro porque você não é uma esponja, segundo porque a outra pessoa é quem está desestabilizada a partir do momento em que ela dá feedbacks destrutivos dessa forma.

Se não constrói, não agrega. Se não agrega, deve ser ignorado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.