Como higienizar frutas e verduras: solução caseira

Aprenda de vez como ter produtos sempre livres de sujeiras

No início da pandemia, era muito comum ver hábitos de limpeza muito reforçados em nosso dia a dia. Entre eles, estava a lavagem de verduras e frutas de maneira até excessiva, muitas vezes. Mas, a verdade é que, fazer a limpeza de frutas e verduras, é muito importante para a saúde. Isso porque, pode evitar muitas doenças. Assim, confira hoje como higienizar frutas e legumes com uma solução caseira de forma rápida e prática.

Essa atitude não é só uma questão de limpeza, mas, sim, de higiene. Assim, fazer a limpeza de frutas e vegetais é muito importante para a sua saúde e, por isso, deve ser um hábito recorrente de quem tem o costume de comprar verduras e legumes.

Higienizar frutas e verduras com solução caseira -- Reprodução Canva
Higienizar frutas e verduras com solução caseira — Reprodução Canva

Higienização com bicarbonato

O bicarbonato é com certeza uma das melhores formas de fazer a limpeza não só dos vegetais mas, também, de outros itens. Sendo assim, ter o bicarbonato em casa pode ser muito útil para quem tem o costume de fazer as tarefas domésticas.

Para fazer a limpeza dos vegetais e frutas com a ajuda deste produto, basta dissolver uma colher de bicarbonato de sódio em um litro de água. Logo após, mergulhe as frutas nessa água e deixe que elas fiquem de molho por algumas boas horas. Depois, jogue a água fora e lave as frutas normalmente, para que estejam totalmente higienizadas e prontas para o consumo.

Aprenda a higienizar frutas e verduras com vinagre 

Você pode, ainda, fazer a limpeza das frutas e vegetais com o uso do vinagre. O processo é praticamente o mesmo: coloque 1 litro de água e 4 colheres (de sopa) de vinagre em uma bacia, deixe que as frutas e legumes fiquem de molho por algumas horas e depois lave normalmente os alimentos. Essa forma de higienização garante que as frutas e legumes estejam sempre limpinhos e prontos para o consumo.

O vinagre, assim como o bicarbonato, é muito importante para a cozinha e pode ser usado de diversas formas diferentes tanto na limpeza quanto em algumas receitas. Assim, se, por alguma razão, você ainda não tem um vinagre em casa, saiba que pode ser muito útil para o seu dia a dia.

Higienizando com hipoclorito

Outra excelente forma de fazer a higienização dos alimentos, é com a ajuda do hipoclorito, que nada mais é do que água sanitária. Para a limpeza esse é outro produto que não pode faltar, já que pode servir para a higienização de muita coisa, além da sua utilidade ser muito grande.

Para a limpeza, dilua 2 colheres (de sopa), que é em torno de 20 ml, para cada litro de água. Repita o processo com os outros produtos, basta deixar de molho as frutas e legumes e depois lave tudo normalmente.

Detergente

Você pode ainda fazer a limpeza das frutas e legumes com a ajuda do detergente. Porém, tome cuidado, pois o mais recomendado é que sejam lavadas apenas as frutas com detergente, já que ele tem mais facilidade para penetrar nos alimentos. Assim, lembre-se de enxaguar muito bem as frutas ou verduras ou qualquer alimento em que seja feita essa limpeza com o detergente, para ele não adentrar nos produtos e nem deixar algum gosto também.

Como armazenar as frutas?

Tão importante quanto a limpeza, armazenar as frutas também deve ter sua atenção. Isso porque, de nada adianta lavar bem as frutas e deixar elas todas higienizadas, se você não vai guardar de forma adequada. Assim, elas vão acabar estragando. Sendo assim, para começar, faça a limpeza da sua geladeira e vá realizando pequenas manutenções para que ela sempre esteja limpa e não contamine os alimentos.

Para quem gosta de armazenar as frutas e legumes na geladeira, a grande dica é fazer isso em potes, para que seja possível guardar tudo sem grandes preocupações. Além disso, você vai manter o alimento bom por mais tempo, pois, o local estará limpo e sem grandes chances de contaminar outra vez. Assim, sua geladeira fica limpa e organizada também.

Por fim, tome um cuidado redobrado com as verduras que devem ser mantidas em potes assim como as frutas, mas na parte inferior da geladeira dentro da gaveta. Isso fará com que as verduras durem por ainda mais tempo. Certifique-se ainda de que as verduras estão todas secas e, assim, tente ao máximo usar potes de vidro para armazenar. No pote das folhas, coloque um papel toalha para absorver toda a água e garantir que elas sempre fiquem crocantes.

Com certeza essas receitas serão fundamentais para que você aprenda como higienizar frutas e verduras de forma correta e saudável!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.