Aprenda 5 formas de higienizar legumes e verduras

Confira dicas para lavar bem as hortaliças compras

Sabemos que os legumes e as verduras precisam ser higienizados ao chegarem em nossas casas, pois já escutamos muitas histórias sobre os agrotóxicos que são usados no plantio. Por isso, hoje vamos ensinar 5 formas de higienizar legumes e verduras.

Os legumes e verduras, mesmo os produzidos de forma orgânica, precisam ser lavados e higienizados quando chegarem em nossas casas. Isso porque, existem muitas doenças que podem ser transmitidas pelo adubo orgânico, como, por exemplo, alguns vermes que parasitam o ser humano.

Assim, legumes e verduras produzidos com o uso de agrotóxico, mantêm grandes concentrações do produto em sua casca ou na parte externa, por isso, é fundamental lavá-los para que fiquem próprios para o consumo.

5 formas de higienizar legumes e verduras -- Reprodução Canva
5 formas de higienizar legumes e verduras — Reprodução Canva

Como fazer a correta higienização dos alimentos?

A melhor forma de limpar esses alimentos passa por 3 etapas bem importantes:

  • Lavar: usando água corrente e sabão ou detergente neutro;
  • Higienizar: sob a forma de deixar de molho com produto desinfetante;
  • Enxaguar: para retirar o produto desinfetante.  

Higienizando verduras e hortaliças

Você deve lavar verduras e hortaliças em água corrente e, para isso, passe as mãos em toda a superfície da folha para retirar terra e larvas pequenas.

Aproveite este momento e retire as folhas que estão mais escuras, queimadas ou machucadas.

Coloque de molho em uma bacia com água e uma solução desinfetante por, aproximadamente, 30 minutos. Passado esse tempo, jogue fora a solução e lave as folhas novamente com água corrente. Por fim, coloque no escorredor de louça para escorrer toda a água. 

Quando as folhas estiverem secas, guarde-as em um pote com tampa na geladeira.

Higienizando legumes

Normalmente, a maioria dos legumes são consumidos com casca e, por isso, a higienização precisa ser ainda mais eficiente. 

É preciso esfregar os legumes com uma esponja para retirar as impurezas e sujeiras. Assim, coloque os legumes em uma solução desinfetante e deixe agir por 30 minutos.

Na sequência, passe os legumes novamente em água corrente, seque-os com uma toalha limpa e guarde na geladeira.

Porém, existem legumes que são consumidos cozidos, como a couve-flor e os brócolis. Para isso, lave-os em água corrente, principalmente entre os buquês e retire as partes que estão escurecidas, estragadas ou amareladas. 

Deixe escorrer a água no escorredor de louça e guarde-os na geladeira em um pote com tampa.

Higienizando as frutas

Você deve higienizar as frutas da mesma maneira que os legumes, pois a maioria é consumida com casca. Algumas ainda precisam de atenção especial, como a uva, por exemplo, que deve passar por uma lavagem mais atenta devido a possibilidade de haver pequenas aranhas ou bichinhos entre os grãos. Na sequência, utilize uma solução desinfetante e deixe de molho por 30 minutos. Logo após, passe na água corrente, seque as frutas e guarde.

Aprenda 5 formas de higienizar legumes e verduras

Para higienizar legumes e verduras, use você pode usar algumas soluções com desinfetante. São elas:

Usando vinagre branco

Misture 2 colheres de sopa de vinagre branco com 1 litro de água. Esta solução desinfetante ajuda a desprender as larvas e demais bichinhos dos alimentos, sem matá-los.

Usando água sanitária

Misture 1 colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água. Esta solução desinfetante elimina larvas e bactérias em pouco tempo.

Usando hipoclorito de sódio

Misture duas gotas de hipoclorito de sódio em 1 litro de água. Você pode comprar o hipoclorito de sódio normalmente em supermercados, pois é bastante útil para desinfetar alimentos, além de ajudar na purificação da água.

Usando vinagre de álcool

Misture 2 colheres de sopa de vinagre de álcool para cada litro de água. Logo após, coloque as verduras e os legumes de molho por um período de 15 minutos. Assim, enxágue bem e seque com um papel toalha.

Guarde na geladeira em potes fechados.

Usando bicarbonato de sódio

Misture 1 colher de bicarbonato de sódio para cada 1 litro de água. Coloque os legumes e as verduras do molho por um período de 15 minutos e, logo após, lave-os em água corrente. 

Logo após, deixe escorrer e guarde na geladeira, em um pote com tampa.

Por fim, agora que você já sabe como higienizar legumes e verduras, mantenha-se longe dos bichinhos e agrotóxicos e higienize-os sempre muito bem para, assim, preservar a sua saúde!

Lembre que uma alimentação saudável é muito importante e, mais do que isso, saber de onde cada ingrediente vem antes de colocá-lo no prato é fundamental! Assim, tome muito cuidado e redobre a atenção na hora das compras e siga nossas dicas para higienizar as frutas e legumes de forma correta!

Faça boas compras e aproveite sua refeição com sabedoria! Bom apetite!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.