Gestão de pessoas: o direcionamento do capital humano na empresa de pequeno porte

O direcionamento do capital humano na empresa de pequeno porte pode ser um diferencial. Confira dicas para a gestão de pessoas!

A gestão de uma empresa deve ser feita de forma holística, por isso, o capital humano deve ser valorizado através de uma correta gestão de pessoas, independentemente do porte da organização.

Gestão de pessoas: o direcionamento do capital humano na empresa de pequeno porte

É comum que empresas de pequeno porte abdiquem da gestão de pessoas,  pois, muitas vezes, não possuem orçamento para contemplar a necessidade de direcionar e reter talentos. Contudo, é possível que a gestão de pessoas seja adaptada ao porte da empresa, de modo que, conforme o crescimento da organização, esse planejamento seja revisto.

Adapte o planejamento

A abrangência da gestão de pessoas pode facilitar o fluxo para a gestão de uma empresa de pequeno porte. Visto que é possível gerir pessoas na rotina atual e nas projeções em longo prazo, implementado benefícios e considerando um planejamento de carreira para o colaborador.

Benefícios e parcerias contribuem para a administração do capital humano

A flexibilização de horários, campanhas motivacionais, comemorações sazonais e premiações, são possibilidades que não geram custos elevados para a empresa e que, de forma geral, agradam o seu funcionário, contribuindo para um clima organizacional positivo para todos.

Além disso, a empresa pode criar parcerias com outras empresas para beneficiar os funcionários através de descontos relacionados a produtos ou serviços como academias, cursos, salão de beleza, cinema etc.

Customize indicadores e invista na otimização de processos

Um sistema ERP também pode auxiliar a gestão de pessoas por diversas vertentes. Já que, ao otimizar os fluxos internos, o capital humano pode ser direcionado para outras atividades, bem como, essa é uma maneira de acompanhar os indicadores de desempenho de equipes ou de forma individual, considerando um planejamento de cargos e salários, por exemplo.

Escute as ideias das equipes através de uma gestão participativa

As reuniões brainstorming também são viáveis para a gestão de pessoas dentro de uma empresa de pequeno porte. Uma vez que é possível entender as ideias e verificar a necessidade de implementá-las.

Além disso, esse tipo de interação é viável para o clima na rotina da empresa. Visto que permite uma boa fluidez de ideias entre gestores e equipes, considerando a necessidade de uma informação direta e positiva.

O impacto positivo da gestão de pessoas no resultado entregue ao cliente final

Portanto, realizar uma gestão de pessoas de forma adaptada à cultura e ao crescimento da empresa cria um clima organizacional positivo internamente e impacta positivamente o cliente; já que todos os fluxos internos de uma empresa impactam a maneira como o cliente recebe o produto ou serviço.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.