Como fazer para deixar a sala mais aconchegante? Veja dicas especiais

Saiba todas as informações para deixar o cômodo mais aprazível

Uma sala mais aconchegante faz toda a diferença em uma casa. Afinal, é um cômodo que se destaca, por ser um espaço onde acontece a maior parte das interações entre familiares e amigos.

Além disso, inúmeras são as atividades que podem ser feitas nesse ambiente. Por exemplo, ler um bom livro, assistir à televisão, falar ao telefone, meditar ou simplesmente cochilar no sofá.

Como fazer para deixar a sala mais aconchegante

Uma decoração exuberante nem sempre significará aconchego. Aliás, por vezes achamos que um sofá enorme ou um abajur novo vão tornar o ambiente mais íntimo e convidativo. Quando, na verdade, são os detalhes com os quais preenchemos a sala que farão toda a diferença.

Portanto, não é essencial investir muito dinheiro para tornar a sua sala assim, o segredo é apostar nos detalhes!

Pensando nisso, separamos algumas dicas especiais para você conseguir deixar a sua sala mais aconchegante. Confira a seguir.

sala mais aconchegante
Como fazer para deixar a sala mais aconchegante? Veja dicas especiais. Foto: Canva Pro

1. Acerte na Iluminação

Vamos começar por uma das dicas mais importantes, a iluminação! Em resumo, a luz assume diversos papéis, já que é capaz de embelezar o local, estimular sensações, criar efeitos e até influenciar no humor das pessoas.

Portanto, você pode alcançar vários objetivos através da iluminação adequada. Então, uma opção que se ajusta muito bem ao ambiente da sala é a luz difusa. Pois, ela é a que ilumina o espaço de forma mais suave. Sendo assim, ela proporciona um maior conforto visual, ideal para criar um clima aconchegante.

As luminárias e os abajures conseguem esse efeito da luz difusa. Portanto, são excelentes opções para quem busca transformar a sala em um ambiente mais intimista.

Em áreas de convívio, como é o caso da sala de estar, também são bem-vindas as luzes amarelas. Nesse caso, as ideais são as lâmpadas dicroicas e lustres decorativos.

Por fim, aposte na iluminação natural sempre que possível! Além de garantir um maior conforto para os olhos, ainda é uma ótima forma de economizar.

2. Use a psicologia das cores a seu favor

A psicologia das cores é um estudo que analisa a influência e tons no comportamento humano. Portanto, é extremamente útil para compreendermos quais cores proporcionam uma maior sensação de aconchego.

As cores claras, por exemplo, tendem a abrir espaço e podem fazer um cômodo parecer maior. O branco traz sensação de paz e tranquilidade. Enquanto, o amarelo transmite sensações estimulantes e otimistas que motiva comunicação.

Portanto, branco e amarelo são exemplos de cores que combinam perfeitamente com um ambiente como a sala. Certamente, tornarão o ambiente mais aconchegante. Dessa forma, estude as cores e coloque em prática essa influência tão interessante!

3. Invista nas plantas para deixar a sala mais aconchegante

As plantinhas vão com certeza deixar o ambiente mais vivo e alegre! Você deve escolhê-las e dispor nas salas conforme a incidência de luz solar. Aliás, o ideal é apostar em plantas menos exigentes e que se adaptem bem ao cômodo mesmo com pouca incidência de luz.

Seja qual for a espécie que escolher, é certo que ela irá transformar a sua sala de estar em um espaço aconchegante, acolhedor e com uma maior conexão com a natureza.

4. Almofadas no sofá

Essa é uma das dicas mais simples para deixar a sala de estar mais aconchegante! Portanto, espalhe pelo sofá, as almofadas que tenham toque macio, agradável de sentir.

Assim, elas irão deixar o espaço mais aconchegante e convidativo, além de serem ótimas opções de decoração. No entanto, tenha cuidado para não exagerar na quantidade de almofadas a ponto de ocupar todo o sofá. Pois, pode atrapalhar o conforto que tanto precisa.

4. Pendure quadros para deixar a sala mais aconchegante

Outra opção acessível e capaz de mudar o aspecto da sala são os quadros. Pois, eles transmitem uma sensação agradável e amistosa. Além disso, são fáceis de alocar e podem ser bastante econômicos!

5. Difusores de ambiente

Não é segredo para ninguém que um ambiente perfumado sempre transmite uma sensação acolhedora. Afinal, as pessoas que moram na casa podem até se acostumar com o aroma, mas as visitas terão uma recepção muito gostosa.

Então, são inúmeras as essências disponíveis para a finalidade em questão. Portanto, opte por uma que seja do seu agrado e da sua família. Mas, se por acaso enjoar, é só trocar!

Você também pode apostar em raminhos de eucalipto. Essa planta tem propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, anti-stress e melhoram o sistema respiratório. Dessa forma, além de exalar um perfume maravilhoso e decorar o ambiente, você terá uma sensação de bem-estar e contribuirá para a sua saúde.

6. Toque pessoal

Por último, uma dica mais que especial é você dar um toque pessoal ao espaço. Sendo assim, decore da forma que você quiser. Por exemplo, lembranças de viagens que você comprou como recordação ou ganhou de alguém importante. Objetos com valor sentimental, um quadro que você pintou, fotografias de pessoas e momentos singulares, livros que te emocionaram, qualquer coisa que representar a sua personalidade será bem acomodado.

Esses itens tornam a sua casa única e carregam o ambiente de significado!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.