Dicas de como organizar e decorar sua sala

Saiba como deixar a sua sala impecável

Se você está precisando de algumas dicas de como organizar e decorar sua sala de estar, você chegou ao lugar certo. Vamos fornecer muitas informações legais que vão deixar sua sala bem mais aconchegante. Veja as nossas dicas incríveis e aproveite para deixar seu lar perfeito.

Dicas de como organizar e decorar sua sala

Conhecer o tamanho da sua sala é muito importante para que saiba como distribuir os móveis dentro desse ambiente. Defina qual dos móveis terá o destaque na sala. Geralmente, numa sala de estar, esse destaque pertence ao sofá. Então, a partir daí você vai definir qual será o estilo dessa sala.

São muitos os estilos na decoração, por isso vamos te dar uma explicação de alguns deles para que você veja em qual deles sua sala vai se enquadrar. Confira agora as nossas dicas de como organizar e decorar sua sala

Estilo Clean

Esse estilo é para pessoas que não se prendem a muitos objetos de decoração, preferindo cores neutras e não muito chamativas. Entretanto, mesmo sendo Clean, você há de compor o seu ambiente com alguns quadros, luminárias e plantas ou flores.

Estilo Clássico

Esse estilo tem as madeiras dos móveis mais escuras, cortinas e almofadas também mais escuras e com estampas variadas. Assim, o tipo de tapete que mais se enquadra nesse estilo Clássico é o tapete Persa. Mas temos que ter cuidado com tanta informação, e, para isso, temos que apostar em paredes claras e num sofá também mais claro e em tom neutro. 

As almofadas devem conversar com esse tapete. Para isso, elas devem conter algumas cores que aparecem no tapete. Deve ter quadros com molduras mais trabalhadas.

Estilo Rústico

Remete ao campo e à praia. Então, quem gosta desse estilo normalmente gosta da natureza e deseja tê-la dentro de casa. Para isso, traga, então, mais cores, estampas florais e mais alegres. Deixe o sofá com uma cor neutra para não pesar muito o ambiente e não deixá-lo cansativo. Porém, quando isso acontecer, troque as capas das almofadas. Para as paredes, coloque fotos da natureza, com flores e pôr do sol, por exemplo.

Um Estilo Não Definido

É aquele estilo que não tem nada muito padronizado. Então, ele é sem regras e você coloca o seu gosto pessoal na decoração e objetos decorativos. Assim, você tem o direito até mesmo de misturar alguns estilos. Mas deve ter muito cuidado para não ficar com uma sala com muita informação, pois pode deixar esse ambiente com um aspecto pesado, não te deixando à vontade. 

Você também deve ficar sempre atenta às cores utilizadas e móveis ali colocados. Lembranças de viagem são sempre muito bem-vindas, pois elas contam histórias de momentos felizes com amigos e familiares.

Sua sala de estar mostra o tipo de família que ali reside. É na sala que você recebe seus amigos e familiares. A circulação nesse ambiente é muito importante. Então, você não deve colocar poltrona ou sofás de costas para a entrada principal.

Assim, a mesa de centro deve ter um espaçamento não inferior a 60 cm das peças ao redor, para que não se corra o risco de bater as pernas ou até mesmo tropeçar. Mas essa distância não deve ser superior a 80 cm. Ela não deve ter altura superior a 40 e 50 cm.  

Você ainda pode complementar a decoração da sua sala com bancos, puffs, aparadores, luminárias, plantas e flores. 

Sua sala pode ter mais de um ambiente, como por exemplo, um home Office. Para isso você pode ter um armário que, quando acabar seu trabalho, ele seja fechado, ficando, assim, tudo muito bem arrumado. Se você tem uma TV nessa sala, pense na altura e no posicionamento, para que tudo fique bem acomodado. Aliás, não se esqueça de criar um local próprio para conversar, ouvir música, ler e jogar.

Hall de Entrada

Hall de Entrada - Reprodução Canva
Hall de Entrada – Reprodução Canva

O hall de entrada deve ser claro, com um aparador para deixar as chaves e correspondências. Tenha sempre o cuidado de manter tudo bem arrumado e organizado. Um espelho também pode compor de uma forma bem legal esse hall.

Perfumando sua sala

Uma dica bem bacana é você colocar essência de baunilha nas lâmpadas. Quando as lâmpadas acenderem, vem aquele aroma delicioso por toda sala. Cada aroma tem uma propriedade e você pode escolher a sua predileta.

Porém, lembre-se sempre que algumas pessoas são alérgicas, então cuidado quando for receber alguém com algum tipo de alergia em sua casa. Assim, use sempre aromatizadores suaves, correndo baixo ou nenhum risco. 

Seguindo todos esses procedimentos de como organizar e decorar sua sala, você terá a sala de estar sempre bonita, aconchegante e prática, para você receber seus amigos e familiares com conforto e bem estar. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.