Adubo de carvão: saiba como fazer e como utilizar

Aprenda como fazer adubo com carvão e onde utilizar o produto

Quer conhecer mais sobre como fazer adubo de carvão e entender como fazer e como utilizá-lo em suas plantas? Se essa é a sua dificuldade, então você precisa conferir todas as nossas dicas incríveis. Hoje, 18 de fevereiro, separamos um verdadeiro guia para você aproveitar ao máximo esse material em sua horta ou jardim. Confira. 

Conheça mais sobre o adubo de carvão

Aprenda a fazer adubo de carvão -- Reprodução Canva
Aprenda a fazer adubo de carvão — Reprodução Canva

Você costuma adubar o solo das suas plantas? Já pensou em fazer um adubo de carvão em casa de um jeito muito fácil, rápido e barato? Com algumas dicas, é possível, sim! Antes mesmo de começar a falar sobre o adubo de carvão, entenda que adubar a terra das suas plantas é de total importância, já que faz com que elas se fortaleçam. Além disso, o adubo estará devolvendo ao solo todos os nutrientes perdidos durante sua vida e trajetória, o que aumenta a vida útil da planta e as deixa com um melhor aspecto. Agora, para aprender a fazer esse fantástico adubo de carvão siga as dicas deste artigo!

Por que utilizar o carvão como adubo?

O carvão é um elemento vegetal que ajuda a fixar os elementos do solo. Ele possui magnésio, cobre, potássio, entre outros muitos minerais. O carvão tem muitos elementos que podem beneficiar demais as plantas e, além disso, é ingrediente de muitas vitaminas e produtos de beleza também! O adubo pode ser utilizado tanto na sua horta quanto no seu pomar. Não utilize o mesmo carvão usado após o churrasco, já que ele contém gordura e não irá ajudar como nutriente no solo.

Além do carvão, existem diversos outros adubos eficientes para as plantas. Alguns que você pode comprar já prontos e outros que você mesmo pode produzir em casa com restos de comida, cascas, ovos e outras situações em que o alimento iria para o lixo. Dessa forma você reaproveita ainda mais os alimentos.

Você vai perceber a diferença ao usar o adubo de carvão desde a primeira vez, já que ele é super potente e não fica atrás de muitos adubos caros comprados em lojas de jardinagem, por exemplo. Fazer seu próprio adubo pode ser interessante, também, para quem gosta da jardinagem e usa ela como um passatempo, já que pode auxiliar até mesmo na concentração!

Para quem tem filhos pequenos em casa, fazer jardinagem junto pode ser um ótimo estimulante não só para passar mais tempo com seu filho, mas, também, para ajudar com que ele desenvolva habilidades de concentração e aprenda novas coisas também. Sem contar que, as plantas, deixam seu ambiente ainda mais alegre e com o ar purificado. Isso influencia diretamente nas atividades do cotidiano e torna seu dia, por exemplo, mais produtivo, fazendo com que ele renda consideravelmente bem. Cultivar as plantas ajuda em vários fatores e, se você ainda está de fora, tente entrar.

Como fazer o adubo?

Comece cortando o carvão em pequenos pedaços e ponha-os em um saco fechado. Com a ajuda de um martelo, desfaça o carvão o máximo que puder para começar. Ponha o carvão desfeito em uma trituradora até que ele fique em pó apenas. Logo após, passe o carvão por um triturador e caso ainda tenha sobrado pedaços grandes volte a triturar.

Por fim, grude o pó em um pote de vidro tampado e devidamente rotulado. Para aplicar, basta espalhar o pó à volta das plantas e continuar a regar. Caso queira potencializar os efeitos do seu adubo caseiro, pode sempre misturar farinha de ossos e húmus de minhocas ao pó de carvão.

Tome cuidado com a sujeira, já que o carvão não sai com muita facilidade. Use de acordo com a necessidade do solo da sua planta, mas, o ideal é adubar o solo pelo menos uma vez a cada dois meses, para que ela esteja sempre saudável e bonita.

Como cuidar do adubo

Após produzido o adubo, você pode utilizar uma garrafa pet (devidamente seca) ou um pote de vidro, ambos devem ser muito bem tapados para a preservação. Já a quantidade depende do tamanho do seu vaso ou quantidade de plantas que irá adubar.

O carvão também é ótimo para a drenagem efetiva do solo. Em caso de, por exemplo, regar indevidamente o solo, você faz o uso como achar melhor, mas adubar o solo deve ser realmente uma rotina frequente.

Esse tipo de adubo também pode ser encontrado pronto, mas, ele é tão fácil de fazer que talvez não seja necessário comprar, basta produzir. Ele pode ser usado em todos os tipos de solo sem muitas complicações e é aplicado normalmente como qualquer outro adubo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.