Como cultivar samambaias e decorar sua casa

Aprenda as dicas e deixe sua casa mais aconchegante

Como cultivar samambaias e decorar sua casa? Essa planta é uma das queridinhas na hora de decorar a casa com plantas. Não parece, mas elas são muito fáceis de ser cultivadas dentro de casa e ainda por cima são lindas peças de decoração. Quer ficar por dentro de tudo e quer deixar o ambiente com cara nova com samambaias? Então hoje, 12 de fevereiro, iremos te dar dicas incríveis de como cultivá-las. Confira.

Saiba mais sobre como cultivar samambaias

As plantas, no geral, são ótimas escolhas para aquelas pessoas que querem decorar a casa, mas não sabem como. Elas trazem um charme bem natural, que deixa o ambiente muito mais bonito e com um ar renovador. São tantas opções de plantas que fica difícil de escolher para decorar o ambiente, às vezes dá vontade de pegar todas as que vem pela frente e colocar em lugares aleatórios da casa, mas você deve ficar atento, porque nem todas as plantas combinam entre si, ou não combinam com o ambiente.

Dentre as várias nominações de plantas se encontra a Samambaia. Essa planta conta com mais de 15 espécies dela, mas a mais popular é a Samambaia Americana. Com folhas rígidas, longas e retas, elas são capazes de deixar o ambiente da casa muito mais rústico, porém sem deixar de ser elegante. É uma das espécies mais escolhidas para decorar um ambiente ao estilo boho.

Assim como qualquer tipo de planta, a Samambaia também precisa de cuidados especiais para o cultivo, seja no interior ou no exterior de casa. Essa espécie não precisa de cuidados tão especiais, por isso são muito mais fáceis de manter dentro de casa. Você pode cuidar delas sozinho! Apenas o preparo de um solo comum e manter um cultivo simples é suficiente para sua samambaias.

Saiba como cultivar a samambaia

Confira agora, aqui embaixo, todas as informações necessárias para você ter um cultivo correto das suas samambaias.

Preparação do solo

A preparação do sólido é ideal para começar o cultivo da Samambaia. Para garantir uma planta saudável, você deve preparar um sólido, úmido e rico em matéria orgânica. No preparo do solo, você pode usar Terra como um mesmo e apenas acrescentar os compostos orgânicos por cima. Não tem muito mistério, é super simples.

Iluminação ideal

As samambaias nascem e crescem embaixo de árvores sob a sombra quando estão na natureza. Na sua casa, você pode adaptá-la a ter acesso à meia sombra.

Se você ainda não tem tanto conhecimento assim, jardinagem, não se preocupe, a meia sombra é realmente ideal para o crescimento e desenvolvimento saudável da samambaia. Não pense que você está dando pouca luz para sua planta. O excesso de exposição à luz e raios de sol muito fortes podem prejudicar a folhagem da samambaia, deixando as muito queimadas. Deixe sua plantinha localizada em um canto onde bata o sol, mas não tão frequentemente. Isso garantirá que ela cresça saudável e sem complicações.

Adubação

Adubação pode ser a parte mais fácil de todo esse processo. A partir do dia que você plantar, conte 6 meses e então faça adubação das samambaias de duas em duas semanas, ou quinzenalmente. Essa espécie é bem exigente quanto adubo, precisando de adubos bem específicos, que são ricos em nitrogênio. Eles podem se aparecer na forma líquida ou granulada.

Se você é uma pessoa mais natural e prefere opções mais orgânicas, você pode usar um tipo de adubo feito com torta de mamona, farinha de ossos e casca de ovos moída.

Poda e rega

Saiba Como cultivar samambaias - Reprodução Canva
Saiba Como cultivar samambaias – Reprodução Canva

Diferente do que muitos pensam, a poda da Samambaia precisa ser muito constante. Cada folha morta deve ser removida imediatamente para que as folhas saudáveis cresçam mais Fortes. Esteja sempre atento a isso, pois se a sua planta começar a adoecer, não tente recuperar as partes danificadas, apenas elimine.

Como dito anteriormente, é Samambaia, apenas precisa de um solo úmido. Elas não gostam de um solo muito molhado. Mantenha uma rega diária com pouquíssima água, apenas para manter a umidade constante do solo, se ele estiver muito encharcado, pule a rega.

Cuidados extras com a samambaia

Se você se incomoda muito com a presença de insetos dentro de sua casa por causa das plantas, não passe de jeito nenhum os pesticidas na folhagem da samambaia. Mesmo que você tenha boas intenções de preservar as suas folhas, os pesticidas são os maiores inimigos da beleza da samambaia. Por isso, opte por opções naturais para manter a sua plantinha protegida. Para verificar se tem a presença de ácaros ou lagartas em suas folhas, sacuda as plantinhas delicadamente e retire os insetos com a mão. É sempre importante ficar atento para você controlar as pragas sozinho, pois a Samambaia atrai um monte de insetos e acumula muitos ácaros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.