Suculentas: Saiba como cultivar corretamente

Confira como cultivar suculentas de forma correta no seu lar

Você sabe como cultivar suculentas corretamente? Se você não sabe o que é necessário para ter essas lindas plantinhas em casa, então é hora de conferir as nossas dicas incríveis. Então hoje, 18 de fevereiro, ensinamos tudo para você. Confira agora as nossas informações.

Saiba como cultivar suculentas corretamente

Como cultivar suculenta corretamente -- Reprodução Canva
Como cultivar suculenta corretamente — Reprodução Canva

As famosas plantinhas suculentas são com certeza as favoritas do momento! De fácil cultivo, elas não só são resistentes como, também, são ótimas para decorar ambientes, pois trazem um ar moderno ao mesmo tempo que aconchegante. As suculentas possuem várias espécies, por isso, você pode escolher aquela que melhor se adequa às suas condições de ambiente. Você deve também entender que, mais do que só usar na decoração, é preciso aprender como cuidar dessas plantinhas e fazer seu cultivo. Dessa forma, elas estarão sempre bonitas e continuarão enfeitando sempre seus ambientes!

Para quem é iniciante na jardinagem ou tem um dia a dia mais corrido, as suculentas são plantas ótimas, pois se adequam super bem ao seu estilo de vida! Plantas dessa espécie são boas opções para cultivar em diferentes tipos de ambiente e, também, para se ter em apartamentos, por exemplo!

Onde cultivar as suculentas?

Você pode cultivar as suculentas em diversos tipos de lugares como em canteiros, jardins ou vasos. Quando fizer seu cultivo em vasos, apenas tome cuidado para escolher os menores. É importante, também, que sejam aqueles que fazem uma melhor drenagem do solo. Dessa forma você não terá problema com a rega das suculentas.

Independentemente de onde for cultivar as plantinhas, opte sempre por lugares com maior contato com o sol, pois elas precisam de interação direta com a luz solar. Locais perto de janelas são ótimos para que elas se desenvolvam ainda mais.

Como fazer a rega?

Já em relação às regas, as suculentas não precisam de tanta água e não podem ter o solo muito úmido também. Regar de 1 a 2 vezes por semana pode ser o suficiente. Se você reside em regiões mais secas e, verificar que o solo também está muito seco, pode fazer a rega com mais frequência.

A rega submersa é ótima para fazer com as suculentas! Para aqueles que não têm muito tempo para se dedicar às plantas ou são esquecidos, basta encher uma bacia de água e, literalmente, mergulhar as plantas nela. Isso basta pela semana toda e não será mais necessário regar as suculentas durante esse período.

O solo

Já o solo das suculentas precisa ser mais arenoso, por isso, quando for plantada em vasos, é recomendado que sejam misturados diversos tipos de terra. Uma parte com terra comum de jardim e outra com terra vegetal. Quanto às suculentas, não há a necessidade de fazer a troca da terra com frequência. Se preferir, pode também adicionar composto orgânico e uma areia para melhores resultados. Além disso, outra ideia é adicionar pedrinhas no solo que, além de enfeitar, também ajudam a drenar ainda mais ele. Já em relação ao clima, pode ser mais quente: sol e meia sombra são ideais.

Aprenda a plantar mudinhas das suculentas 

As suculentas são plantas que tendem a viver por bastante tempo e, depois de um certo cultivo, passam a dar até algumas mudinhas. Essas pequenas mudinhas podem ser usadas para gerar novas suculentas e, assim, sempre terá um pouco dessas plantinhas em casa sem muitas complicações.

Você pode retirar as mudas das suas suculentas adultas e plantar em vasos com substratos e terra preparada para recebê-las. Se preferir,  você pode adquirir novas mudas e fazer o plantio também. Fazer jardinagem pode ser realmente uma atividade muito divertida, que te ajuda a distrair a cabeça, por exemplo. Com os pequenos, também é uma atividade legal de ser feita, pois, além de passar mais tempo com seu filho, você estará ensinando a ele uma nova atividade e ajudando-o a treinar a concentração, por exemplo.

Conheça alguns tipos de suculentas 

As suculentas, como já dito, possuem uma diversidade muito grande e são de vários estilos. A mais conhecida delas é a rosa de pedra que possui folhas carnosas e em formato gráfico. Ela se assemelha a uma rosa tradicional e é linda para enfeitar! O cultivo é o mesmo de todas as outras suculentas e não possui muitas dificuldades para se manter em diversos ambientes.

Por fim, temos a suculenta rabo-de-burro. Ela possui traz uma proposta diferente. Por ser uma planta pendente, ela costuma ser mais usada em paisagismos. Quando bem cultivada, tende a crescer bastante e formar uma parede de plantas lindas para a decoração.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.