Como evitar a rotatividade nas empresas?

Veja algumas dicas para reter talentos na empresa.

Conseguir evitar a rotatividade nas empresas é o objetivo de muitos gestores e profissionais de Recursos Humanos. Afinal, essa rotatividade pode elevar os custos de qualquer corporação, e nem estamos falando apenas dos monetários… Até porque a rotatividade impacta nas relações entre colegas; nas atividades executadas; e tantos outros âmbitos igualmente importantes.

Considerando esses fatores, no conteúdo de hoje nós apontamos 6 dicas de como evitar a rotatividade nas empresas. Veja a seguir!

Como evitar a rotatividade nas empresas?

Para evitar a rotatividade nas empresas é necessário atentar-se aos sinais mais sutis de descontentamento com o ambiente de trabalho. Às vezes, os “sintomas” estão nas entrelinhas, e é papel dos gestores saber encontrá-los para, mais tarde, implementar estratégias que sejam capazes de saná-los. Veja algumas sugestões que podem ajudar:

1- Crie uma estratégia de crescimento para os colaboradores

Muitas vezes, a falta de motivação no trabalho pode ser um sintoma relacionado à falta de perspectiva de futuro. Afinal, se não existe a menor chance de crescer dentro da empresa, qual é a graça de continuar trabalhando? Pois é!

Por isso, um passo importante para manter os colaboradores envolvidos e motivados é através da implementação de estratégias de crescimento e plano de carreira. Analise como isso pode ser posto em prática e deixe claro para os trabalhadores quais são as etapas de crescimento e desenvolvimento.

2- Invista em ações de bem-estar e motivação

As ações de bem-estar também são fundamentais e jamais devem faltar em um ambiente de trabalho. Foque em garantir conforto, saúde e descanso para os seus colaboradores, além de implementar estratégias de motivação, como comissões, metas, reconhecimentos, entre outros.

3- Auxilie no desenvolvimento de uma boa comunicação interna

A boa comunicação garante que os conflitos internos diminuam e as atividades sejam executadas com maestria, evitando o retrabalho, por exemplo. Sendo assim, para evitar a rotatividade nas empresas, foque em desenvolver essa boa comunicação, através:

  • Do apontamento do canal de comunicação padrão;
  • Do investimento no desenvolvimento dos colaboradores, no que tange à comunicação;
  • Da sua atuação enquanto gestor, sendo exemplo de clareza, pontualidade e objetividade;
  • De feedbacks positivos e construtivos.

4- Observe como os líderes têm se comportado

Observe como os líderes têm se comportado diante dos seus liderados. Muitas vezes, os profissionais querem evitar a rotatividade nas empresas, mas não percebem que a maior causa dos pedidos de demissões está associada com a atuação do próprio gestor.

É preciso ser um líder inspirador, que engaje a equipe e que não aja de maneira autoritária ou agressiva. Atente-se a isso.

5- Avalie quais benefícios podem ser oferecidos

Oferecer benefícios para os colaboradores também pode aumentar a confiança, segurança, bem-estar e saúde mental dos mesmos. Logo, a rotatividade tende a diminuir também.

Portanto, avalie quais benefícios são interessantes para a sua equipe e viabilize uma forma de oferecê-los.

6- Saiba reconhecer as causas da rotatividade e tente sanar esses problemas

Lembre-se de que saber a causa raiz da rotatividade também é importante. Às vezes o motivo pode ser algo inesperado e que você nem imagina. Por isso, converse sempre com os colaboradores e saiba mais sobre as insatisfações dos mesmos. A partir disso, use essas informações como uma forma de transformar o ambiente de trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.