Como escolher franquia para cidade pequena

Veja o que é preciso para abrir seu negócio

Se você pensa que franquia é só para cidades médias e grandes, está enganado! Muitas franquias possuem modelos de negócio específicos para serem implantados em cidades pequenas. Por isso que hoje, nós vamos indicar como escolher franquia para cidade pequena.

Escolher franquia para cidade pequena -- Reprodução Canva
Escolher franquia para cidade pequena — Reprodução Canva

De acordo com o IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística), 68% das cidades brasileiras possuem menos de 20 mil habitantes. O que se percebe, é que as pessoas que residem nestas regiões dependem das cidades próximas, maiores para consumir produtos de maior qualidade.

Assim, é preciso levar aos habitantes, um negócio que se aproxime mais das empresas das cidades vizinhas, que atendam as necessidades das pessoas e ainda se torne um local de destaque junto à população.

Qual é a fórmula do sucesso para negócios em cidades pequenas?

Não existe fórmula de sucesso, mas sim algumas recomendações para crescer, mesmo que a cidade seja pequena. E a recomendação mais importante é que o empreendedor tenha um bom planejamento de ações e conhecimento sobre o local que pretende atuar.

Para realizar um bom planejamento, o empreendedor precisa:

  • Conhecer a cidade e observar quais os negócios que estão em falta neste mercado;
  • Avaliar como você pode se inserir neste mercado necessário, de forma eficaz;
  • Avalie quem serão os seus futuros clientes, quais são os seus hábitos de consumo, e o que fazer para atrair para o seu negócio;
  • Normalmente as pessoas que residem em cidades pequenas são mais conservadoras, priorizam a qualidade dos produtos, gostam de se vestir de acordo com as tendências da moda, com influência dos meios de comunicação, principalmente a televisão;
  • Procure investir em ramos de atuação ainda não existentes, mas, que se adequem ao seu perfil pessoal e profissional;
  • Faça investimentos em marketing, e utilize as opções indicadas pela franqueadora, bem como o seu material de divulgação;
  • Dedique-se ao negócio, pois o relacionamento que você estabelece com os clientes é fundamental para manter as negociações com ele. Cada cliente se torna muito importante.

Procure aliar em sua empresa o ramo de atuação que você tenha familiaridade, e as necessidades de negócios naquela cidade em específico. Em cidades pequenas, procure esgotar as opções que não possuem concorrência, e você irá somar com o crescimento da cidade.

Ainda, é muito importante, que você seja visto nesta cidade pequena, como sendo uma pessoa com credibilidade, bem vista entre as pessoas, que mantém bons relacionamentos, que trate a todos com igualdade. Enfim, nas cidades pequenas, a pessoa física se confunde muito com a pessoa jurídica.

Quais cuidados são necessários ter para investir em franquia de cidade pequena?

Para investir em franquia de cidade pequena, e obter sucesso, é preciso ter alguns cuidados como:

  • Avalie se o segmento do negócio realmente é necessário na cidade que você pretende investir;
  • Escolha por franquias que possuem modelos de negócio para serem estabelecidos em cidades pequenas;
  • Preste atenção na quantidade de capital necessário para o investimento, e não esqueça de separar uma quantia para o capital de giro;
  • Procure por franquias mais baratas e com menor retorno do investimento.

Qual negócio abrir em uma cidade pequena?

Pense que, em uma cidade pequena, é preciso analisar quais setores do mercado estão em crescimento e que são mais sólidos. Dessa forma, avalie também o segmento de mercado que tem possibilidade de ter crescimento em cidades pequenas.

Uma dica é investir em um segmento que seja novidade, e assim, tenha o destaque necessário para a região de atendimento. Entre os setores que podem apresentar grande lucratividade em cidades pequenas tem-se:

  • Alimentação: é um setor em expansão, que apresenta diferentes segmentos que podem ser bem lucrativos em cidades pequenas;
  • Saúde e beleza: tende a se destacar em mercados menores, pois normalmente as pessoas buscam serviços especializados em cidades maiores. Exemplificando tem-se: o segmento de beleza pode ser altamente lucrativo, se ofertar serviços diferenciados como: alongamento de unhas, penteados diferenciados, serviços de depilação, sobrancelhas e cílios;
  • Cuidados para pets: oferecendo serviços de banho, tosa, penteados, coloração, serviços veterinários, entre outros.

Estas são apenas sugestões, mas a validação de uma franquia em cidade pequena, ocorre a partir da oferta de serviços diferenciados, que normalmente são buscados em cidades maiores. 

Por fim, não esqueça: você precisa oferecer algo diferente do já existente e que seja de necessidade daquela cidade em específico.

Agora que você já aprendeu o que é preciso para escolher uma franquia para cidade pequena, certamente poderá avaliar as possibilidades mais condizentes com a sua realidade!

Assim, é mais fácil trabalhar com opções reais e focar seus esforços em algo que pode valer muito a pena! Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.