Como escolher aspirador de pó ideal para sua necessidade

Aparelhos garantem comodidade, bem-estar e economia de tempo na limpeza do lar

Além de ser uma prática necessária para a saúde, manter a casa limpinha garante a sensação de equilíbrio e bem-estar. Antes, a higiene do lar era vista como uma obrigação feminina. Hoje, com a maior divisão das tarefas e com o aumento de atividades das mulheres fora do ambiente domiciliar, há um investimento cada vez maior no desenvolvimento de eletrodomésticos e produtos que facilitem, portanto, a rotina de limpeza.  O aspirador de pó é um exemplo dessa tendência. Confira, então, nossas dicas incríveis de como escolher aspirador de pó ideal.

Importância do aspirador de pó

O aparelho é indispensável para quem deseja praticidade e economia de tempo na limpeza da casa. Por isso, é possível deixar o desgaste do uso das vassouras, que muitas vezes podem, portanto, forçar as mãos e braços, para apostar, então, em uma limpeza mais acelerada e cômoda para quem executa a tarefa.

O aspirador se encaixa, então, na rotina daqueles que possuem tapetes ou um número considerado de móveis, pois o aparelho alcança locais mais difíceis. Seu uso também é indicado, portanto, para os donos de pets, já que animais de estimação têm a tendência a soltar pelos, comprometendo a limpeza da casa ou causando alergias aos seus donos.

Evolução

Os primeiros protótipos de aspiradores de pó surgiram no século 19. Então, dá pra imaginar, porém, que eles não eram tão funcionais como os de hoje? Sim, os modelos iniciais sopravam o lixo em vez de aspirá-lo. Foi em 1869 que surgiu o primeiro aspirador da história, como o que conhecemos hoje.

De lá pra cá, foram criados, então, vários modelos que se adaptaram ao processo tecnológico da época. Houve exemplares manuais com manivela, que depois evoluíram para os de motores elétricos. O modelo vertical, muito usado atualmente, também foi uma revolução na história do aparelho.

Atualmente, a modernidade traz modelos de aspiradores de pó robôs. Eles mapeiam a casa e fazem a limpeza sozinhos. Alguns têm, ainda, câmeras e sensores para “visualizar” plantas virtuais dos cômodos e, assim, evitar choques.

Veja qual aspirador de pó combina com você - Reprodução Freepik
Veja qual aspirador de pó combina com você – Reprodução Freepik

Como escolher aspirador de pó

Antes de escolher qual aspirador de pó se encaixa na sua necessidade, vamos te apresentar os tipos e modelos do eletrodoméstico mais comuns no mercado. Confira, então, alguns exemplos:

Aspirador de pó vertical

Este é o mais presente nas casas brasileiras. Eles possuem um cabo mais alto com formato que lembra uma vassoura. Sua principal vantagem é, então,  poder ficar em pé durante a limpeza. É ideal para pisos, tapetes e carpetes em ambientes internos. Nesse formato, ainda há os modelos sem fio.

Aspirador robô

O novo queridinho dos aspiradores é do tipo robô. Ele se tornou o desejo de consumo de muitas pessoas, pois faz a realização da limpeza de forma independente e totalmente tecnológica. O equipamento funciona, então, por meio de sensores. Dependendo do modelo, há a opção  de controle por smartphones ou assistentes virtuais, além da funcionalidade de passar pano.

Aspirador de mão

Modelo é ideal para pequenos locais e muito utilizado, portanto, para a limpeza de estofados e automóveis.

Aspirador tradicional

Estes ficam apoiados no chão e possuem rodinhas para facilitar seu deslocamento. Há tamanhos diversos desse modelo, trazendo, portanto, praticidade aos consumidores.

O que levar em consideração no momento da compra?

Após conhecer os tipos de aspiradores de pó mais presentes no mercado, você precisa saber os fatores importantes para escolher o aparelho ideal para sua necessidade. Veja, então, essas dicas:

Onde irá usar

Antes de realizar a compra, você precisa analisar qual tipo de sujeira mais comum na sua casa e quais tipos de superfícies o aspirador irá funcionar.

Potência

A potência tem relação com a quantidade de energia elétrica que o aparelho consome durante o funcionamento. De forma resumida, quanto maior a potência, maior será, então, a capacidade de sucção das partículas mais leves ou mais pesadas, seja sólida ou líquida.

No mercado há produtos entre 100W e 2000W. A menor é indicada para limpezas mais leves e a maior, portanto, para limpeza pesada e profissional.

Reservatório

Você também deve levar em consideração a quantidade de sujeira que irá retirar do espaço. Por isso, você deve analisar o tamanho do reservatório dos aspiradores. Os aparelhos profissionais possuem capacidade de até 10 litros. Porém, se a casa for pequena ou o aspirador for usado apenas para limpezas pontuais, um modelo com até um litro é suficiente.

Cabo de energia

O tamanho do cabo de energia do aspirador de pó é outra questão de importância. Então, para áreas maiores, o ideal é que o cabo possua no mínimo 3 metros de comprimento.

Valores

Com modelos diversos, é possível encontrar os aspiradores nas mais variadas faixas de preços. Avalie qual se encaixa melhor no seu bolso e nas suas necessidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.