Dicas de como limpar carpete de carro

Confira como higienizar o veículo de forma correta

Estar com o carro sempre limpo e impecável pode mesmo ser um grande desafio. Isso porque, as viagens diárias ao trabalho, ou para outros usos, deixam os carros sempre sujos e cheios de resíduos que se acumulam nos carpetes, mesmo com o uso dos tapetes emborrachados. Sendo assim, hoje, iremos te apresentar algumas dicas incríveis de como limpar carpete de carro de maneira eficiente. Veja agora e comece sua faxina.

Por que é importante limpar o carpete do carro

Como limpar carpete de carro -- Reprodução Canva
Como limpar carpete de carro — Reprodução Canva

Quem não tem o hábito de consumir alimentos e bebidas enquanto dirige ou vai para casa de carro? Você ou as crianças com certeza consomem alimentos dentro do carro, o que faz com que farelos e restos de alimentos caiam no chão, bem como as embalagens dos alimentos e as latas de bebidas que são colocadas nos consoles dos carros.

Se a limpeza interna do carro não for realizada com frequência, esses itens irão causar mau cheiro, além de ser um espaço privilegiado para a proliferação de ácaros, bactérias e fungos.

Além de recolher as embalagens e colocá-las na lixeira, você precisa limpar o carpete do carro, pois ele acumula muita sujeira, como farelos, terra, barro, pó dos calçados.

Dicas de como limpar o carpete do carro

Quer aprender de uma vez como manter o carpete do seu carro sempre limpo e bem higienizado? Então continue acompanhando para saber mais e veja como fazer a sua limpeza em casa e com baixo custo.

Remova os tapetes 

Os tapetes se localizam em cima do carpete e, por isso, sua remoção permite verificar como está de fato a limpeza interna do seu veículo. Ao remover os tapetes, aproveite para limpar os mesmos:

  • Passe o aspirador de pó nos tapetes;
  • Limpe com água, sabão e escova para acabar com a sujeira;
  • Tire todo o sabão com água e coloque para secar.

Passe o aspirador de pó no carpete

O aspirador de pó retira bastante sujeira do carpete, por isso, passe em toda a sua extensão, principalmente nos cantinhos mais difíceis, que é o lugar em que se acumula bastante sujeira!

Escove todo o carpete

Ao escovar o carpete, você conseguirá retirar as sujeiras que estão “agarradas” nele e que, por alguma razão, o aspirador de pó não conseguiu remover. Nos cantinhos mais difíceis, você pode substituir a escova por um pincel duro. Junte a sujeira recolhida pela escova e remova com o aspirador de pó.

Use produtos específicos para limpar o carpete

Compre no supermercado ou, até mesmo, em lojas de produtos automotivos, o limpador de interiores. Você deve misturar esse limpador com água e colocar a solução em um borrifador. Espirre o produto em todo o carpete, e usando uma escova e um pano limpe adequadamente o carpete.

Finalizar a limpeza do carpete

Passe um pano úmido em todo o carpete e, assim, remova todo o excesso do limpador de interiores. Na sequência, passe um pano seco e deixe o carro com as portas abertas para secar bem e evitar mau cheiro.

Dicas de como limpar sujeiras específicas no carpete do carro

  • Chiclete: coloque uma pedra de gelo em cima do chiclete e deixe por alguns minutos. Quando o gelo estiver gelado, vai ser fácil tirá-lo do carpete usando uma espátula;
  • Balas, doces em geral e sorvetes: coloque em um borrifador, água morna, 1 colher de sopa de vinagre e sabão neutro (pode ser detergente líquido). Aplique no local a mistura e finalize com um pano seco;
  • Graxa, óleo ou gordura: utilize um pano umedecido com benzina e passe sobre a mancha. Depois que retirar a mancha, umedeça um pano com água e retire o excesso da mistura. Você pode, também, utilizar produtos vendidos em lojas especializadas para remover a graxa, óleo ou gordura do carpete;
  • Barro/lama/terra: coloque em um borrifador água e sabão neutro. Aplique aos poucos a mistura e vá limpando com um pano úmido, até que a terra saia por completo;
  • Açúcar: borrife água morna sobre o açúcar e, depois, limpe com um pano seco;
  • Leite: borrife água morna com sabão neutro (pode ser detergente líquido) e, por fim, seque com um pano;
  • Sangue, urina ou vômito: misture num borrifador, água morna, 1 colher de sopa de vinagre branco e sabão neutro (ou detergente líquido). Aplique a mistura e vá limpando com um pano úmido.

Agora que você já sabe como limpar o carpete do carro, arregace as mangas e mãos à obra, afinal, há um carpete para ser limpo!

Esperamos que essas dicas sirvam para que você mesmo possa fazer a limpeza do carpete do seu carro. Você vai economizar na lavagem e vai ganhar em saúde!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.