Como cuidar de avencas: veja dicas para ter essa planta sempre linda

Saiba como ter uma planta bonita e exuberante em seu jardim ou ambiente

A avenca é uma variedade de samambaia muito delicada. Além disso, é uma planta ornamental e é nativa do Brasil. Ela tem o caule curto, por dentro da terra e alcança em torno de 40 cm, mas algumas espécies podem alcançar 70 cm de altura.

Então, as suas folhagens são delicadas, recompostas e subdivididas em folíolos com forma de conchinhas. Ademais, suas folhas nascem com um verde bem claro e com o passar do tempo vão se tornando mais escuras até ficarem meio azuladas. Aliás, algumas até possuem as folhas rajadas com branco. Por fim, as avencas não produzem flores.

Cuidados com as avencas

Por ser originária de florestas, a avenca necessita de um ambiente semelhante. Ou seja:

  • Não curte os fortes ventos;
  • Não resiste ao sol pleno, mas gostam muito de uma iluminação indireta. Ou seja, locais bem claros;
  • A avenca necessita de rega frequente. Por isso, mantenha a terra sempre úmida;
  • Nos dias mais quentes e secos, o ideal é que se borrife água em suas folhas;
  • É uma planta sensível às doenças. Portanto, é frágil aos pulgões e cochonilhas.

O controle biológico

O controle biológico contra lagartas é vendido em forma de um pozinho. Aliás, você deve misturá-lo em água. Em seguida, pulverize nas folhas com o auxílio de um borrifador em dias mais frescos para evaporar mais rápido. Aliás, o melhor ainda é colocar esse controle biológico no substrato também.

avenca
Como cuidar de avencas: veja dicas para ter essa planta sempre linda. Foto: Canva Pro

Adubação da avenca

Então, essa planta não necessita de muita adubação. Mas você pode preparar um substrato com folhas em decomposição ou terra vegetal mais areia e 1/2 litro de lascas de carvão. Portanto, misture tudo muito bem e coloque no vaso onde plantará a avenca.

No entanto, caso tenha dificuldade para conseguir folhas secas, você pode adquirir, em hortos, um saco de turfa que é um material de origem vegetal e orgânico. Pois, ela traz melhoria ao solo que vai receber sua avenca. Além disso, auxilia a dar um desenvolvimento saudável à sua planta. Deve-se reaplicar a cada 2 ou 3 meses.

Vaso

O melhor vaso para as avencas são os de plástico, fibra de côco ou de cerâmica esmaltado. Aliás, o recipiente ideal para a planta, deve ser do tipo que não sugue toda a água da terra. Então, aqueles vasos de cerâmica comum não são aconselháveis para essas plantas, pois não mantém a umidade do solo.

Poda radical da avenca

Antes de fazer uma poda em sua avenca, não esqueça que é necessária a esterilização da sua tesoura de poda. A propósito, a poda radical é aconselhável a cada 2 anos. Assim como, quando sua planta apresentar os pulgões ou cochonilhas.

Além disso, após, aproximadamente 1 mês ou 1 mês e meio já começa a surgir os primeiros brotos e folhinhas verdes claras, após a poda.

No entanto, você pode retirar as folhas mais velhas para que surja espaço para as mais novas. Por fim, a melhor época do ano para essa limpeza é a primavera.

Decoração

As pessoas mais místicas acreditam que a avenca em casa, espanta o “mau-olhado” e quando sua planta murcha significa que a inveja está no local. Ou seja, ela atrai para si toda a carga negativa do local. Ademais, elas acreditam também, que essa planta atrai prosperidade e boas energias.

Portanto, plante sua avenca em um belo vaso que combine com a decoração do ambiente e com as exigências de sua plantinha, conforme mostramos anteriormente. Então, por ser uma planta de pequeno porte, você pode colocá-la na mesinha de centro de sua sala, por exemplo. Afinal, esse local não vai criar barreira visual.

Você também pode plantar uma pequenina avenca em um terrário, mas sempre com atenção para que fique distante do sol. Além disso, a planta fica muito bem, também, no seu quarto ou mesmo no banheiro. Pois, é uma espécie que gosta de clima quente, úmido e distante do sol.

Fica muito lindo quando você faz arranjos com diversos tipos de avenca no mesmo vaso. Desta forma, é possível criar um ambiente com texturas, formas e colorações diferenciadas. Além do mais, fica ótimo combinar a avenca com uma bela orquídea.

Propriedades Medicinais da avenca

Além de ser uma linda planta, a avenca possui várias propriedades medicinais tais como:

  • Expectorante;
  • Laxante;
  • Anti-inflamatória;
  • Diurética, sendo muito indicada para pessoas com dificuldade para urinar;

Para preparar a infusão, junte 1 litro de água fervente com 2 colheres de sopa de planta. Em seguida, abafe por aproximadamente 20 minutos. Beba de 2 a 3 copos ao dia. Claro, não deixe de informar ao seu médico quanto ao uso desse chá.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.