Ansiedade no novo emprego: Como lidar com isso?

ansiedade no novo emprego costuma aparecer para a maior parte das pessoas. Apesar de ser comum, ainda atrapalha o desempenho de alguns indivíduos. Por isso, neste conteúdo nós reunimos diversas informações importantes sobre o assunto. Confira e saiba mais!

Por que a ansiedade no novo emprego aparece?

A ansiedade, por si só, aparece volta e meia em nossa rotina. É ela quem nos ajuda na hora de se preparar para um evento importante, dando mais subsídios para que prestemos atenção em uma série de fatores: vestimenta, o que falaremos, como iremos agir, etc.

Sendo assim, a ansiedade aparece como um agente que nos dá um alerta: “Você precisa se preparar” – ela diz, sutilmente. Em outras palavras, a ansiedade aparece quando vamos lidar com algo novo, desconhecido, diferente do habitual. Ela serve como uma mola propulsora da “preparação perfeita”.

Assim sendo, a ansiedade no novo emprego é natural, normal e esperada. Exceto em casos nos quais a ansiedade pode aparecer de forma mais intensa, causando, inclusive, sintomas físicos muito fortes. Nesses contextos, ela pode atrapalhar a nossa forma de agir.

Por isso, fique de olho na intensidade dos sintomas! Lembre-se de que a ansiedade faz parte de qualquer coisa nova, mas não deve ser tão forte a ponto de “travar” você.

Como lidar com a ansiedade no novo emprego?

Quando a ansiedade no novo emprego é muito intensa, o indivíduo pode se sentir estagnado em sua posição, com medo de agir, falar ou fazer qualquer coisa. Nessas circunstâncias, é necessário lançar um olhar atento para si mesmo, considerando fatores como os que listamos a seguir:

1. Entenda que a ansiedade faz parte do processo de desenvolvimento

Se você ainda não compreendeu o papel da ansiedade em nossa vida, volte para o primeiro tópico deste conteúdo. Internalizar esse ponto é fundamental para desmistificar a ansiedade “comum”.

2. Não queira ser perfeito

Evite aquele pensamento de tentar ser perfeito em tudo. Lembre-se de que o seu novo trabalho é um novo processo em sua vida. Portanto, nada de se cobrar além da média, ok?

3. Aprenda aos poucos e pergunte o necessário

Vá aos poucos. Aprenda, descubra, leia, estude. Ao mesmo tempo, pergunte o que você não souber, pois isso pode lhe ajudar a ter novas perspectivas sobre determinada tarefa.

4. Solicite feedbacks sempre que possível

Os feedbacks são um bom caminho para você desenvolver a sua carreira e lidar com a ansiedade no novo emprego. Por meio deles você começa a entender um pouco mais sobre o que deve ser melhorado e o que está no caminho certo.

Não tenha medo de receber o feedback. Veja-o como um combustível para o seu crescimento e fortalecimento dentro da empresa.

5. Converse com colegas mais experientes

Converse com os seus novos colegas que já estão há mais tempo dentro da corporação. Permita que eles contem histórias e tragam experiências para dentro da roda de conversa.

Acredite, isso pode ajudar a lidar com a ansiedade no novo emprego! Afinal, você começa a ter uma visão mais clara do que pode esperar do novo trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.