Como administrar uma franquia?

Aprenda como ser um bom administrador

Ter uma franquia nos dias de hoje é um negócio altamente lucrativo. Porém, se você sonha em ter seu próprio negócio nessa modalidade, será que sabe administrar? Por isso que hoje vamos te ensinar como administrar uma franquia, dando 5 dicas essenciais.

Aprenda como administrar uma franquia -- Reprodução Canva
Aprenda como administrar uma franquia — Reprodução Canva

 

Confira quais são as 5 dicas essenciais para você administrar uma franquia

Apesar de ser um negócio seguro e lucrativo, é preciso que você administre a sua unidade da melhor maneira possível, para ter sucesso garantido.

Assim, as dicas em sequência são fundamentais para o seu sucesso enquanto administrador de uma franquia:

1ª Dica: Aproveite ao máximo os treinamentos oferecidos pela franqueadora

Quando você adquire seu negócio, a intenção da franqueadora é que você reproduza os processos e operações de forma a igualar os produtos e serviços entre ambos.

Assim, aproveite todo conhecimento que a empresa vai repassar para você, seja na forma de gestão ou nas operações que irá atuar. Muitas franquias tendem a realizar visitas periódicas em suas unidades, com a intenção de verificar se as operações estão sendo replicadas, bem como ajudar o franqueado a direcionar as suas ações.

2ª Dica: Faça bom uso do suporte oferecido pela franqueadora 

Todo o respaldo dado pela franqueadora possibilita que se tire todas as dúvidas do responsável pela unidade, seja na questão administrativa, financeira, nas operações e nos serviços realizados.

Além disso, o suporte oferece serviços de marketing para a unidade, dispondo de todos os materiais para realizar a publicidade e a propaganda. Outro tipo de auxílio está no software de gestão da unidade, em seu funcionamento, bem como ajudar a resolver problemas provenientes de uso ou operacional.

Este suporte é necessário e fundamental para que adquira experiência em administrar a sua própria unidade.

3ª Dica: Planeje financeiramente o seu negócio

Saiba que o planejamento financeiro é necessário para qualquer tipo de negócio, seja ele próprio ou franquia. Realizando um bom plano, é possível que você tenha sucesso com o empreendimento, uma vez que você terá controle sobre todas as entradas e saídas de dinheiro.

Ao comprar uma franquia, além do investimento inicial, você precisa garantir um valor para o capital de giro, que é extremamente importante para pagar os custos do negócio, até que se tenha o retorno financeiro esperado.

Assim, o valor reservado é o que vai possibilitar que sejam resolvidos problemas eventuais que possam aparecer nos primeiros meses. Além disso, o administrador terá como bancar financeiramente qualquer problema que houver que não esteja programado. Ou ainda, fazer algum investimento que gerará lucratividade para o negócio.

Outro cuidado é não misturar o seu patrimônio pessoal com o da sua franquia, o que evitará muitos problemas de contabilidade para a empresa.

4ª Dica: Realize um bom controle de estoque de matéria-prima/produtos 

O controle de estoque feito de forma correta é o que irá fazer com que a sua franquia não tenha falta de produtos ou matéria-prima para o seu funcionamento, ao mesmo tempo que não fique mercadoria sobrando. Afinal, ambas as situações acarretarão prejuízos para o administrador.

A falta de produtos gerará a não venda do mesmo, o que baixa a credibilidade da franquia. Quando o cliente vai até a sua franquia, ele sabe exatamente o que quer e, se não tiver, acaba sendo um ponto negativo para a franquia. Por exemplo, você tem uma pizzaria e seu cliente pede qualquer pizza, mas o queijo terminou. É até possível fazer a pizza, mas a qualidade fica a desejar.

Porém, se os produtos estiverem sobrando, significa um dinheiro que está parado, sem rotatividade. Se for alimento, pode até vencer e haverá prejuízos.

Assim, se atente às indicações da franqueadora, pois ela tem experiência no tamanho do estoque necessário, além de conseguir projetar o armazenamento ideal.

5ª Dica: Invista em várias modalidades de marketing

O marketing é fundamental para que o cliente saiba os produtos que a sua empresa oferece. É o que liga a sua franquia ao seu público-alvo e o que diferencia da concorrência.

Se a franqueadora já possui um trabalho de marketing e ele atende a região onde a sua unidade está situada, perfeito! Caso contrário, faça este investimento, seja você mesmo ou com a contratação de uma empresa terceirizada. Caso não haja o serviço pela própria franqueadora, ela irá ajudar a direcionar as ações de marketing que estão de acordo com as regras assinadas em contrato.

Por fim, siga estas nossas dicas e se transforme em um verdadeiro administrador em potencial! Valorize sempre cada parte da sua franquia e busque ter muito sucesso chegando até o público que vai amar o que sua empresa tem para oferecer!

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