Como a timidez pode afetar a vida de um profissional?

Será que a timidez pode atrapalhar a sua vida? Vamos refletir juntos!

A timidez pode afetar a vida de um profissional de diversas maneiras. Tudo dependerá da capacidade que o sujeito tem de gerenciar essa timidez, e do nível de “vergonha” que se sente diante de determinadas situações.

De qualquer forma, é possível construir uma vida profissional tranquila, mesmo sendo tímido. Só que para isso acontecer, é de suma importância que o sujeito passe a cuidar da sua saúde mental.

Contudo, neste conteúdo nós vamos nos aprofundar um pouco mais sobre os efeitos da timidez no trabalho, com o intuito de fazer você refletir sobre isso e, quem sabe, buscar um auxílio. Vamos lá?

Como a timidez pode afetar a vida de um profissional?

Embora quase todo mundo possa dizer que é tímido em algum nível, dependendo da carga de timidez que a pessoa carrega, ela poderá sofrer impactos negativos na vida profissional.

E mesmo que ela seja observadora e detalhista, a timidez pode, cedo ou tarde, atrapalhar um projeto importante, caso o sujeito não saiba administrá-la.

Abaixo você compreenderá melhor o que estamos querendo dizer:

1- Dificuldade para expressar ideias

Para uma pessoa extremamente tímida, expressar ideias pode ser um verdadeiro desafio. Primeiro porque ela pode sentir que está incomodando os outros, segundo porque não saberá pôr em palavras o que está pensando e sentindo, graças à ansiedade vivida.

Isso, no longo prazo, pode impedir que o profissional traga ideias interessantes para a corporação.

2- Dificuldade para construir boas relações interpessoais

As relações interpessoais no trabalho também sofrem impactos negativos. Afinal, quem é tímido pode ter mais dificuldades de estabelecer vínculos de confiança com pessoas “desconhecidas”.

Em outras palavras, um tímido pode precisar de um pouco mais de tempo para se sentir à vontade diante dos seus colegas de trabalho.

3- Esquiva de atividades em grupo

As atividades em grupo, assim como a cooperação nas empresas de maneira geral, necessitam de um pouco de, digamos, “ousadia” por parte dos “novatos”. Mas, quando esse novato é completamente tímido, ele pode passar a se esquivar cada vez mais das atividades em grupo.

E à medida que ele se esquiva e o tempo passa, pode ser que essa barreira da timidez fique cada vez mais intensa. E assim, mesmo depois de um tempo na empresa, as atividades em grupo ainda serão um problema.

4- Esquiva de falas em público ou em reuniões

Da mesma maneira que as atividades em grupo são um problema, as reuniões e falas em público também. Logo, o profissional se fecha e não consegue se expressar como gostaria. E isso faz com que a timidez possa afetar a vida de um profissional profundamente.

5- Descontrole emocional diante de diversas situações

O descontrole emocional, atrelado, por exemplo, à ansiedade, pode atrapalhar tomadas de decisão importantes. Isso porque quem é muito tímido pode perder o controle dessa sensação de ansiedade que surge nas interações sociais.

A psicoterapia pode ajudar você

Se você quis saber como a timidez pode afetar a vida de um profissional pelo fato de ser uma pessoa tímida, lembre-se de que a psicoterapia pode lhe auxiliar.

Não deixe para cuidar da sua saúde mental mais tarde, valorize-se e busque o apoio profissional nessa situação. Você merece esse cuidado. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.