Comissão aprova projeto que desvincula valor máximo de indenização a salário do trabalhador

Comissão aprova projeto que desvincula valor máximo de indenização a salário do trabalhador. Confira informações da Agência Câmara de Notícias!

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que revoga trechos da reforma trabalhista relacionados à reparação de danos extrapatrimoniais, de acordo com informações oficiais da Agência Câmara de Notícias.

Comissão aprova projeto que desvincula valor máximo de indenização a salário do trabalhador

Segundo definição da Agência Câmara de Notícias, o objetivo da proposta é evitar que a limitação impeça a reparação total dos danos morais ou existenciais.

Reforma trabalhista

Com a reforma trabalhista, passou-se a considerar como danos extrapatrimoniais aqueles causados pela ação ou omissão que ofenda o empregado, moral ou existencialmente. Isso engloba também casos de agressão à intimidade ou a vida privada do profissional, de acordo com a recente publicação oficial.

Alterações previstas no PL 8544/17

O relator do projeto, deputado André Figueiredo (PDT-CE), apresentou um substitutivo reunindo alterações previstas no PL 8544/17, do deputado Cleber Verde (Republicanos-MA), e nos apensados PL 9204/17, PL 614/19 e PL 913/19, informa a Agência Câmara de Notícias.

Alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)

Segundo explica a divulgação oficial, o texto aprovado exclui da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) trecho que estabelece valores máximos para as indenizações por danos extrapatrimoniais com base no salário do empregado. 

“Essa limitação é evidentemente inconstitucional, pois fere o direito à reparação integral do dano e o princípio da igualdade, ambos consagrados no artigo 5º da Constituição Federal”, observou Figueiredo.

Sobre revogação de trecho da CLT

Além disso, de acordo com a Agência Câmara de Notícias, o substitutivo também revoga trecho final de um artigo da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que, segundo o relator, poderia restringir o direito de reparação apenas à vítima, excluindo herdeiros e outros legitimados.

Explicação do relator

“A redação do artigo pode levar a interpretações equivocadas de que a indenização deva ser pedida apenas pela vítima direta, e não por seus herdeiros ou pelos legitimados para a ação civil pública, no caso de danos morais coletivos”, disse o relator.

Fim do limite de reparação extrapatrimonial

O substitutivo aprovado retira, por fim, artigo que limitava a reparação extrapatrimonial a casos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). “Essa disposição não tem coerência com o sistema jurídico brasileiro, uma vez que esse título não disciplina exaustivamente a matéria”, concluiu.

Tramitação

De acordo com a Agência Câmara de Notícias, a proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.