Formas de colocar os sentimentos “para fora”

Muitas vezes ouvimos as pessoas falando que colocar os sentimentos “para fora” é uma forma de cuidar da nossa saúde mental. Embora isso seja uma verdade – afinal, considerar nossas emoções e sentimentos nos ajuda a nos entendermos melhor, ainda existem dúvidas de como fazer isso.

Por conta desse cenário, fizemos este breve guia com algumas sugestões que você pode colocar em prática para começar a lidar melhor com as suas emoções e sentimentos. Esperamos que este conteúdo seja útil! Acompanhe.

Formas de colocar os sentimentos “para fora”

Existem algumas formas de colocar os sentimentos “para fora”. Algumas pessoas podem gostar mais de um tipo de expressão, enquanto outras preferem formas distintas. Sendo assim, cabe a você descobrir aquela maneira que ajuda você a se entender melhor, aumentando a qualidade de vida por meio do autoconhecimento.

Veja as nossas sugestões:

1. Escrevendo

Escrever pode nos ajudar a expressar o que sentimos. Você não precisa se preocupar com pontuação, gramática, ortografia, expressões, nem nada do tipo. Isso significa que você pode, simplesmente, abrir uma tela em branco no computador, ou pegar uma folha de papel e simplesmente começar a escrever.

Uma forma de colocar os sentimentos “para fora” é escrevendo o que vem à mente, sem censura. Neste momento você não precisa se preocupar com sentido. Assim, ao terminar de escrever poderá visualizar melhor o que sente, começando a organizar os pensamentos, lidando melhor com as emoções.

2. Trabalhando com arte

Algumas pessoas gostam de expressar o que sentem por meio da arte. Seja numa pintura, escultura ou qualquer outro tipo de arte, essa é uma excelente forma para expressar o seu estado de humor, seus pensamentos, pontos de vista, etc. Por isso, muitas pessoas dizem que a arte pode ser bastante terapêutica, pois nos auxilia na hora de fazer uma conexão entre o nosso mundo interior com o exterior.

3. Conversando com alguém que confia

Sabe aquele amigo que você confia de olhos fechados? Bem, ele pode ser um bom ouvinte em algumas circunstâncias.

Se você se sente à vontade para falar sobre o que sente, conversar com uma pessoa de confiança pode ser muito interessante. Isso porque ao mesmo tempo em que você fala, você também se ouve, compreendendo melhor as próprias emoções.

4. Cantando, dançando e expressando com o corpo

Cantar, dançar, fazer coreografias e expressar os sentimentos com o corpo também nos ajuda a “extravasar”. Você sequer precisa fazer isso diante de alguém – às vezes, sozinho em casa é um bom caminho para expressar o que sente e entender melhor o que se passa em nossa mente.

5. Conversando consigo mesmo

Além de conversar com alguém de confiança para colocar os sentimentos “para fora”, você também pode conversar consigo mesmo. Esse exercício pode ser feito no cotidiano, enquanto você faz as suas atividades em casa. Falar em voz alta nos ajuda a escutar o que pensamos, e pode nos auxiliar na hora de organizar sentimentos, dúvidas, medos, etc. Faça o teste. 🙂

 

Afinal, falar, por si só, é muito terapêutico. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.