Como colocar as emoções para fora?

Nós, seres humanos, somos seres cheios de sentimentos, e nem sempre sabemos como colocar as emoções para fora, não é mesmo? Porém, essa prática de externalizar as emoções, com o intuito de entendê-las um pouco mais, pode ser bastante benéfica para a saúde mental.

Só que muitas pessoas podem nem ter ideia de por onde começar na hora de expressar as emoções… E nem estamos falando de expressar para outras pessoas – nos referimos ao fato de expressar para si mesma, buscando o autoconhecimento, por exemplo.

Sendo assim, neste texto trouxemos algumas sugestões que, em algumas circunstâncias, podem funcionar para o seu caso. Confira e saiba mais!

Como colocar as emoções para fora?

Conseguir colocar as emoções para fora nem sempre é fácil, especialmente quando estamos nos sentindo muito confusos com alguma coisa. Porém, também não é algo impossível, uma vez que somos seres dotados de linguagem e possuímos a capacidade de nomear o que sentimos, à medida que vamos nos autoconhecendo e descobrindo nosso mundo interno.

Isso significa que o processo é simples e fácil? Não necessariamente. Pode ser que você tenha dificuldades de expressar o que diz, mas pode ser que comece a externalizar as emoções com mais facilidade. Tudo dependerá dos gatilhos emocionais por trás das sensações, da sua história de vida, do contexto que você está inserido, etc.

Tendo isso em mente, veja as nossas dicas simples para começar a colocar as emoções para fora:

1. Escrevendo

Escrever pode ser uma das formas de colocar as emoções para fora. Você não precisa se preocupar com a gramática ou a ortografia em um primeiro momento, mas sim, pensar apenas nas emoções, sentimentos e pensamentos que invadem à sua mente. Tente pensar livremente, colocando no papel o que vier aos seus pensamentos enquanto você sente determinadas sensações.

Esse tipo de exercício pode lhe ajudar a começar a organizar os pensamentos, visualizando-os no papel e começando a entender o que é o gatilho de cada emoção. Além disso, torna-se mais viável nomear uma emoção: será que é raiva? Tristeza? Angústia? Essa nomeação é importante na hora de lidarmos com situações negativas em nossas vidas.

2. Conversando

Se você se sentir à vontade, pode conversar com alguém de sua confiança na hora de colocar as emoções para fora. Você pode solicitar que a pessoa apenas lhe ouça, mesmo que algumas coisas possam parecer não ter sentido em alguns momentos.

Da mesma forma que a escrita pode nos ajudar a organizar a mente, a fala também tem esse efeito. Podemos ouvir o que estamos dizendo, aumentando a nossa compreensão sobre o que é sentido. O mesmo vale para a psicoterapia, que pode ser cogitada por você e pode ser relevante no seu processo de descobertas e autoconhecimento.

3. Investindo em atividades artísticas

Atividades artísticas também ajudam a descarregar determinados sentimentos, mesmo não dando um nome claro a eles. Por exemplo, pintura, dança e artes manuais podem ajudar a expressar o seu estado emocional no momento, e ao visualizar o resultado você pode ter a sensação de que “esvaziou” a mente, além de poder enxergar, em forma material, o que você vinha sentindo, ou ao menos uma parte do que sentia.

Essas práticas podem auxiliar no autoconhecimento, mas lembre-se, buscar um psicólogo pode ser muito importante nesse processo de entender as próprias emoções. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.