Coisas que NÃO são normais no envelhecimento!

Apesar de o senso comum afirmar que sim, existem algumas coisas que não são normais no envelhecimento e que merecem atenção quando detectadas na rotina e no cotidiano do idoso. Dessa maneira, é possível tomar as medidas cabíveis e assim investir em ações que aumentem a qualidade de vida do idoso e o protejam de efeitos colaterais. Saiba mais lendo este texto até o fim!

Coisas que não são normais no envelhecimento

O envelhecimento não precisa ser sinônimo de problemas graves de saúde, de enfraquecimento, de mudanças cognitivas severas, ou qualquer coisa do tipo. Embora algumas alterações possam aparecer à medida que envelhecemos, certas coisas não são normais, embora sejam normalizadas na sociedade.

Veja uma lista de situações que merecem atenção médica e que não podem, simplesmente, ser consideradas normais no envelhecimento:

1. Perder os dentes

A perda dos dentes não é um pré-requisito para o envelhecimento. Se a pessoa segue com bons hábitos de higiene bucal, visita o dentista regularmente e, além disso, cuida da saúde de uma forma geral (combatendo a diabetes, por exemplo), não há motivos pelos quais ela deva perder os dentes apenas por conta da idade. Isso é um mito, muito propagado nos dias de hoje.

2. Confusão mental

Episódios de confusão mental e esquecimentos graves não devem ser considerado normais. Se o idoso está passando por esse tipo de situação, é muito importante buscar ajuda médica. Afinal, essas alterações cognitivas não necessariamente têm relação com o envelhecimento em si, mas podem estar associada a algumas enfermidades.

3. Insônia recorrente

A insônia recorrente é outro sintoma que não pode ser ignorado. Apesar de a velhice apresentar alterações no sono e vigília, se o idoso não consegue dormir e tem sofrido impactos com isso, é fundamental buscar suporte médico.

4. Pressão alta e alterações nos níveis de glicose

Muitas pessoas associam a hipertensão e a diabetes a idosos, mas isso não deveria ser assim. Manter uma rotina com hábitos saudáveis, cuidando da alimentação e praticando exercícios, ajuda a reduzir as chances de desenvolver esses problemas. A pessoa que envelhece não precisa desenvolver essas doenças por conta da idade.

5. Quebrar os ossos facilmente ou repetidamente

Acidentes acontecem, e a gente sabe disso. Mas uma das coisas que não são normais no envelhecimento é o fato de o idoso sempre quebrar os ossos, com facilidade e frequência. Se isso tem acontecido, é importante buscar suporte médico.

6. Dores incapacitantes

Possivelmente os idosos podem apresentar algumas fragilidades, sentindo dores nas costas, nas pernas, etc. No entanto, quando essas dores são incapacitantes, ou seja, muito intensas, não devem ser consideradas normais e a busca por ajuda é necessária.

7. Quedas e desequilíbrios recorrentes

Todo mundo já tropeçou e caiu ao menos uma vez na vida. Porém, quando a sensação de desequilíbrio e os tombos se tornam muito frequentes, é fundamental investigar a situação para compreender o que pode estar acontecendo. Desse modo, torna-se possível evitar esse tipo de acidente e assegurar mais qualidade de vida e segurança para os idosos.

Na dúvida, converse com o seu médico de confiança!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.