Clonagem: Tópicos importantes sobre o assunto 

A clonagem é um processo artificial para reprodução de cópias genéticas, ou seja, organismos iguais de alguns seres vivos por meio de um filamento de DNA. 

Em síntese, utiliza-se células somáticas, ao invés da utilização do espermatozoide e do óvulo. Ou seja, extrai-se o núcleo da célula e coloca ele no lugar de uma célula somática. 

O primeiro clone do planeta foi a ovelha “Dolly”, produzida por meio de uma célula somática da glândula mamária de um animal no ano de 1996. 

A clonagem poderá surgir em questões do Enem e demais vestibulares do Brasil. Por isso acompanhe e fique por dentro do assunto, veja!

Ética e a clonagem humana

Várias questões envolvem a ética e o processo de clonagens e atualmente não sabe-se ao certo se houve uma clonagem humana em laboratório. 

Depois da clonagem da ovelha Dolly, diversos cientistas e a sociedade em geral passaram a refletir sobre os benefícios e os riscos que o processo pode trazer ao planeta. 

Além disso, a engenharia genética juntamente com a medicina, enxergam na clonagem como uma maneira de beneficiar boa parte da população, em alguns pontos como:

  • Diminuir o número de pessoas necessitada por transplantes de órgãos 
  • Criação de órgãos e células 
  • Cura e tratamento de algumas doenças 
  • Correção de defeitos genéticos ou casos de infertilidade 

Todavia, existe toda uma questão ética e religiosa em relação a clonagem humana e diversos estudiosos acreditam que o processo poderá afetar a individualidade dos seres humanos, gerar preconceitos, assim como beneficiará apenas uma parte da população, tendo em vista os altos custos que envolve todo o processo. 

Por isso, espera-se que os cientistas partem do princípio aos valores morais e éticos. 

Tipos de clonagem

Existem quatro tipos de clonagem, são elas:

  • Natural: Quando a clonagem gera gêmeos univitelinos, idênticos e que possuem o mesmo genoma. 
  • Induzida: Reprodução assexuada feita artificialmente em laboratório por meio de duas células mães, para geração de seres idênticos ou clones. 
  • Reprodutiva: Reprodução assexuada por meio de células somáticas, ou seja, qualquer célula do corpo, menos os gametas sexuais “óvulo e espermatozoides”. 
  • Terapêutica: Reprodução de células-tronco parecida com a clonagem reprodutiva, no entanto, não é introduzida no útero. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre clonagem?

Não deixe de ler também – Prós e contras da energia geotérmica

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.