Atualidades: Diferença entre biodegradável e compostável

As palavras “biodegradável” e “compostável” estão em toda parte atualmente. Entretanto, frequentemente são empregadas ??de forma incorreta ou enganosa, sobretudo nos produtos que vemos nos supermercados.

Para fazer escolhas verdadeiramente amigas do planeta, é importante entender o que significa biodegradável e compostável, o que não significa e como eles diferem.

Além disso, este é um tema que costuma cair em provas diversas, como no Enem.

Definição de biodegradável

O termo biodegradável se refere a qualquer material que pode ser decomposto por microorganismos (como bactérias e fungos) e assimilado no ambiente natural.

A biodegradação é um processo que ocorre naturalmente; quando um objeto se degrada, sua composição original se degrada em componentes simples como biomassa, dióxido de carbono, água.

Esse processo pode ocorrer com ou sem oxigênio, mas leva menos tempo quando o oxigênio está presente – como quando uma pilha de folhas em seu quintal se quebra no decorrer de uma estação.

A biodegradação pode levar de alguns dias (para restos de vegetais) a 500 ou mais anos (para um saco plástico).

O tempo que algo leva para biodegradar depende da composição química do objeto e da maneira como ele é armazenado. Variáveis ??como temperatura e presença de água, luz e oxigênio afetam a velocidade de degradação.

A maioria dos aterros sanitários tem tão pouca luz, ar e umidade que o processo de biodegradação é significativamente retardado.

Cascas de vegetais, cascas de ovo, papel e resíduos de jardim são todos biodegradáveis. Quando descartados, esses itens se decompõem em um período de tempo relativamente curto, para que possam ser assimilados ao ambiente natural.

Até mesmo alguns itens comerciais, como purificadores de pratos de coco, se enquadram nessa categoria.

Em comparação, materiais como isopor, plástico e alumínio são normalmente considerados não biodegradáveis ??devido ao tempo que levam para se decompor.

Descobrir se um objeto é realmente biodegradável pode ser desafiador, especialmente quando você está avaliando objetos que geralmente não são feitos de materiais biodegradáveis, como caixas de telefone celular ou sacolas.

A saber, a maioria dos produtos de consumo “biodegradáveis” não são realmente assimilados na terra por meio da biodegradação natural.

Para se biodegradar, eles precisam de um conjunto específico de condições criadas por meio do processo de compostagem.

Definição de Compostável

O termo compostável refere-se a um produto ou material que pode ser biodegradado sob circunstâncias humanas específicas.

Ao contrário da biodegradação, que é um processo totalmente natural, a compostagem requer intervenção humana.

Durante a compostagem, os microrganismos decompõem a matéria orgânica com a ajuda de humanos, que fornecem a água, o oxigênio e a matéria orgânica necessários para otimizar as condições.

O processo de compostagem geralmente leva entre alguns meses e um a três anos.

O tempo é afetado por variáveis ??como oxigênio, água, luz e o tipo de ambiente de compostagem. 5 Existem dois tipos principais de compostagem:

  • Compostagem residencial

A compostagem residencial envolve a coleta de restos de comida em uma lixeira ou pilha, combinando-os com o lixo do quintal e, periodicamente, virando a mistura para promover sua decomposição em matéria orgânica mais básica.

Por esse motivo, você não será capaz de decompor coisas como carne, queijo e peixe em um compartimento residencial – simplesmente não haverá produção de calor suficiente.

  • Compostagem comercial

A compostagem comercial envolve a triagem e classificação de materiais em orgânicos e inorgânicos, quebrando-os com picadores e trituradores e criando condições ideais de umidade, temperatura e oxigênio.

E então, gostou de saber mais sobre isso?

Não deixe de ler também – Meio Ambiente: Entenda a Conferência de Estocolmo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.