Clientes e Fornecedores no Empreendedorismo

Quem são seus clientes e seus fornecedores?

Entender seus clientes e fornecedores faz parte do seu planejamento estratégico.

Para entender o caminho a seguir dentro do empreendedorismo, cabe ao empreendedor entender sobre as estratégias, bem como questionar suas ações de forma objetiva.

O empreendedor precisa entender como funciona o segmento em que atua, bem como deve fazer outras considerações importantes.

Consumidores – Quem são e onde estão?

Antes de entrar no empreendedorismo, cabe entender quem são os seus clientes, bem como onde eles estão. Já falamos sobre a análise do público-alvo, e sobre como esse ponto é importante.

Quem  consome seu produto ou serviço?

Sendo assim, quem vai consumir seus produtos ou serviços são os seus clientes. Por isso, é fundamental que possa conhecê-los.

Certamente para direcionar um segmento é fundamental que possa saber quem é o cliente, qual é o seu comportamento de consumo. Essa análise dará cada vez mais confiança para o empreendedor elaborar suas ações.

Fornecedores

Tão importante quanto saber quem são os seus clientes é saber quem são seus fornecedores e onde eles estão. Assim sendo, evitará surpresas desagradáveis dentro do empreendedorismo.

Ao conhecer seus fornecedores, poderá analisar a possibilidade de negociar com a concorrência, bem como analisa a matéria-prima utilizada, prazo de entrega e outros fatores importantes.

Evitar falhas no fornecimento evita perdas de negociações

O que ocorre quando o empreendedor não analisa seus fornecedores, é o fato de que seu fornecimento fica prejudicado por qualquer falha daquele único fornecedor, independentemente de ser um fator incontrolável, como chuvas e alagamentos, por exemplo.

Quem analisa seus fornecedores tem sempre um plano B, e atua com prazos mais longos evitando esses problemas que faz com que perca vendas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.