Cliente do Nubank devolve PIX recebido por engano de R$ 300 mil

No dia 1° de abril, o consultor de vendas Daniel Franco, ele checava suas redes sociais na academia onde trabalha quando recebeu uma notificação surpreendente. A mensagem informava sobre o recebimento de um PIX no valor de R$ 300 mil que acabava de ser transferido para a sua conta do Nubank.

Cliente desde 2021, o jovem, morador de Sinop, no Mato Grosso, escolheu o Nubank como o seu banco principal para fazer movimentações. “Por enquanto eu tenho só a conta, nem tenho cartão físico. Faço tudo de forma digital”, diz. Então aquele valor exorbitante não era algo que Daniel estava acostumado a lidar, principalmente se tratando do Dia da Mentira.

1° de abril do Nubank

Quem acompanha a empresa em suas redes sociais sabe que, sempre que possível, a empresa utiliza datas e celebrações famosas para falar de assuntos relacionados ao universo financeiro, de um jeito leve e fácil de entender. Contudo, dessa vez se tratava de um caso à parte e Daniel logo percebeu.

“Toda vez que chega uma notificação roxinha, meu cérebro remete a receber dinheiro”, comenta Daniel. “Até porque meu salário cai na conta do Nubank também”, diz. Segundo o consultor de vendas, chegou uma notificação diferente no app do Nu. Era dinheiro chegando, ele estava certo, mas não imaginava que seria tanto dinheiro.

“A mensagem dizia que tinham acabado de me enviar um PIX no valor de R$ 300 mil. Como era 1º de abril, por um momento achei que era uma brincadeira de vocês, por causa da data”, relembra. Daniel pensou que a mensagem poderia ser algum aumento de limite do Nubank.

Ao abrir o aplicativo, Daniel confirmou que o valor de R$ 300 mil estava disponível na sua conta. “Como me inscrevo em vários sorteios, achei que finalmente tivesse ganhado algum. Ou que era o app estava com algum problema”, lembra. Neste dia, esse não era o caso.

Desenrolar do caso

Devido a este acontecimento é muito importante ficar atento a suas transações, dificilmente alguém recebe um valor tão alto assim do nada, sem motivo. “Fiquei nervoso, assustado, pensei mil coisas. E então fui procurar (na internet) pela empresa de onde a transferência havia sido feita”, conta. “Achei que podia ser desvio de dinheiro”.

Daniel verificou que a empresa realmente existia e assim entrou em contato imediatamente com eles. “Com essa quantia eu ia conseguir resolver algumas coisas na minha vida, mas não achei certo. Esse dinheiro não era meu, não me pertencia. Não achei justo ficar com o valor”, diz.

Deve-se lembrar que, antes de enviar de volta os R$ 300 mil, o consultor de vendas foi até uma delegacia para que as autoridades o ajudassem e soubessem de toda a situação.

PIX devolvido, assunto encerrado para o Daniel. Este acontecimento com o Nubank ressalta a importância de sempre checar as informações antes de transferir qualquer valor pelo PIX ou usando outro meio de pagamento, principalmente se tratando de um valor tão exorbitante, deve se lembrar que nem sempre se encontra um Daniel do outro lado.

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