Clareza na Construção do Currículo

A construção do currículo e a clareza nas informações

A construção do currículo é uma etapa muito importante para direcionar a sua trajetória profissional. Por isso, direcione assertivamente as informações dentro do seu currículo para que estejam claras aos olhos do selecionador.

No processo de recrutamento e seleção a dinâmica da área é muito rápida, por isso, quanto mais direcionadas forem as informações em seu currículo, maiores são as chances do candidato ser  convidado para uma entrevista de emprego.

Clareza em todos os pontos – Aparência do documento e informações

No entanto, a clareza nas informações diz respeito a fatores abrangentes. Por exemplo, é importante se atentar à construção das informações dentro do currículo e na ordem dos fatos. Bem como, na maneira como esse currículo está escrito.

Por isso, é importante que as informações estejam claras, não somente no que se refere a sua vivência profissional, como também na pontuação, nas palavras utilizadas. Até mesmo a fonte que você escolhe para elaborar o seu currículo é um fator importante.

Experiência e foco

As suas experiências descritas no currículo precisam ser pertinentes à área de atuação para a qual você está se candidatando. 

No entanto, há pessoas que alteram a sua trajetória profissional,  principalmente pessoas que já tiveram muitas experiências em diversas empresas.

Por isso, nem todas as suas experiências precisam constar em seu currículo. Sendo assim, é importante que selecione as vivências que possuem um foco voltado para o que busca neste momento, assim você alinha foco, experiência e objetividade.

Carreira acadêmica

A sua trajetória acadêmica deve ser descrita no currículo da mesma forma que a sua experiência profissional, em ordem cronológica inversa. Ou seja, da atual para as anteriores.

No entanto, não é relevante que insira informações muito antigas. Por exemplo, os dados do seu ensino médio. Já que não são essas informações que gerenciam sua trajetória atual. 

Por isso, é importante focar em cursos superiores ou cursos de especialização que sejam correlatos aos seus objetivos e últimas experiências profissionais.

Resumo de currículo e/ou apresentação

Muitas pessoas ficam em dúvida se devem inserir um resumo de currículo ou uma apresentação pessoal. No entanto, não há uma regra clara sobre isso, o que existe é um consenso sobre o perfil do candidato e o perfil da vaga.

Sendo assim, se estiver procurando um primeiro emprego, uma apresentação pode ser relevante. 

Por outro lado, se for uma pessoa que possui uma experiência profissional consolidada em determinada área, então resumir o currículo pode ser uma forma de chamar a atenção do selecionador.

Sendo assim, dicas referentes ao currículo devem ser adaptadas à sua necessidade e trajetória profissional. Dessa maneira, serão objetivas e correlatas a realidade de sua busca no mercado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.