Entrevista de Emprego e a Ordem dos Fatos

Adaptabilidade de pontos de melhoria durante uma entrevista de emprego

Uma entrevista de emprego pode ser um ponto de preocupação para muitos candidatos. Por isso, é importante que se atente a alguns comportamentos que você pode ter durante uma entrevista de emprego e que podem prejudicar  durante o processo seletivo.

Sendo assim, trouxemos algumas dicas que podem ser adaptadas para sua necessidade dentro da sua personalidade.

Além disso, muitos dos “erros” cometidos pelos candidatos são oriundos de ansiedade e nervosismo. Por isso, é importante buscar equilíbrio emocional para viabilizar o fluxo de uma entrevista de emprego.

Treine sua respiração

 Pode parecer irrelevante, mas treinar a sua respiração pode ser um grande diferencial, já que através do controle sobre a sua respiração, você pode melhorar o seu desempenho no que diz respeito à construção de sua narrativa, bem como, poderá organizar melhor suas ideias.

O direcionamento das informações

Pode ser muito natural para você falar sobre a sua vivência profissional, já que foi você quem passou pelas empresas. Porém, é importante que você analise como você repassa essas informações, considerando que o entrevistador não conhece você e a sua trajetória.

Por isso, é importante destacar os pontos relevantes quanto a sua jornada profissional. Tais como: O que você realmente aprendeu em cada empresa? O que você de fato fez? Como você contribuiu e como se destacou? São esses alguns pontos-chave para uma entrevista de emprego.

Ordem dos  fatos

É importante que se atente a ordem cronológica de suas narrativas. Porém, geralmente em uma entrevista de emprego é solicitado que narre suas experiências em ordem cronológica inversa. Ou seja, da experiência atual para a mais antiga. 

Sendo assim, procure os pontos fortes de cada experiência e não se apegue às experiências muito antigas ou fora da área de atuação para a qual você está se candidatando no momento. 

Alguma dúvida?

Muitas pessoas possuem várias dúvidas, no entanto, ficam com vergonha de falar para o entrevistador. Aproveite esse espaço para tirar suas dúvidas sobre a vaga, função  e benefícios. Esse também é o momento de demonstrar interesse na proposta da empresa.

Entenda que uma vaga de emprego, independentemente do nível hierárquico, é uma via de mão dupla. Por isso, o seu posicionamento também pode ser importante para o sucesso da sua entrevista de emprego.

Por isso, se atentar a esses pontos pode evitar falhas na condução do processo seletivo e torna mais fortalecido o seu potencial profissional dentro de uma entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.