“ACERCA” ou “A CERCA”: como e quando usar?

“ACERCA” ou “A CERCA”: confira dicas para não errar mais!

Muitos estudantes se confundem com as expressões “acerca” e ”a cerca”. Isso porque, as duas possuem similaridade na grafia e no som. 

Todavia, é extremamente importante que você saiba usar cada um desses termos de maneira correta, uma vez que perguntas sobre eles podem aparecer nas mais variadas provas de português. Além disso, você precisará dominar o uso de “acima” e “a cima” para utilizar essas expressões de maneira correta na sua redação.

Antes de descobrir os usos corretos de cada uma das expressões, devemos destacar que tanto “acima” quanto “a cima” existem na gramática do português. Dessa forma, o uso de uma ou de outra depende do contexto em que as mesmas se inserem. 

“ACERCA” ou “A CERCA”: Regra geral

Podemos afirmar que existe uma regra geral sobre o uso das expressões “acerca” e “a cerca”: para criar a ideia de que a conversa está sendo sobre algo ou a respeito de algo devemos usar “acerca”; para transmitir uma relação de proximidade, ou seja, como sinônimo da palavra “perto”, usamos a expressão “a cerca”.  

“Acerca”: como e quando usar?

Para indicar que algo está próximo, devemos utilizar a expressão “acerca”. Nesse contexto, o termo adquire função de advérbio. 

Ainda, podemos formar uma locução prepositiva com essa expressão, adicionando “de” à mesma: “acerca de”. Esse formato possui como sinônimos: “em relação a”, “sobre” e “referente à”.

Vamos ver, a seguir, um exemplo: 

  • Na reunião de hoje falaremos acerca dos procedimentos de emergência.

Ainda, a expressão pode existir na forma de um verbo transitivo e que possui como significado “se aproximar de algo/alguém”.

  • Vamos observar esse exemplo: Eles estão se acercando do local.

“A cerca”: como e quando usar?

A expressão “a acerca”, formada a partir da junção do artigo “a” com o substantivo “cerca”, possui como significado “aproximado” e é sinônimo do advérbio “perto”.  Na maior parte dos casos esse termo é acompanhado pela preposição “de”.

Vamos observar um exemplo:

  • Elas estão a cerca de cem metros do shopping mais próximo.

Ainda, podemos usar também a expressão “cerca de”, que é um sinônimo de “aproximadamente”.

Exemplo:

  • Conseguimos cerca de 100 novas doações.

“Há cerca de”: como e quando usar?

Vale ressaltar que existe, ainda, uma expressão formada a partir da conjugação do verbo “haver” que, quando apresentado desta forma vai significar relação de tempo passado, pode significar “faz aproximadamente” ou “desde aproximadamente”.

Para evitar confusões, tenha em mente que:

– Se possui relação com distância, deve-se “a cerca de”;

– Se possui relação com tempo decorrido, deve-se “há cerca de”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.