Centrão segue fazendo pressão por prorrogação do Auxílio Emergencial

O grupo político conhecido como Centrão segue fazendo pressão para que o Governo Federal mantenha o Auxílio Emergencial até, pelo menos, o próximo mês de novembro. Atualmente, a regra do programa diz que ele fará pagamentos até julho.

A ideia inicial do Auxílio Emergencial é fazer os pagamentos em quatro ciclos. E isso ocorreria portanto entre os meses de abril e julho. Tanto os beneficiários do programa Bolsa Família como os trabalhadores informais que se inscreveram no app e os que estão no Cadúnico receberiam nestas datas.

E oficialmente, é isso que está valendo ainda. No entanto, nos últimos dias, o Centrão passou a aumentar o tom para pedir para que o Governo estique o programa em questão. Seria portanto uma maneira de amparar a população nesta pandemia do novo coronavírus.

A grande questão em toda essa discussão é mesmo o período pandêmico. É que não se sabe quando o país vai sair desta situação. Imaginava-se que tudo iria começar a melhorar no primeiro semestre deste ano por causa da chegada das vacinas por aqui

No entanto, o processo de vacinação no país ainda está lento e apenas uma pequena parcela da população se vacinou. Por isso, se imagina que a situação de normalidade ainda vai demorar para acontecer por aqui. Dessa forma, o Auxílio teria que continuar.

Prorrogação do Auxílio

É que se não tem vacina, as pessoas deverão seguir tendo que enfrentar fechamentos nos serviços. Com essas proibições, é natural que os trabalhadores informais sigam sem conseguir trabalhar. E sem esse trabalho, eles não conseguem fazer nenhum tipo de renda.

Por esse motivo, eles acreditam que a melhor maneira de seguir atendendo essas pessoas é mesmo prorrogando o Auxílio. De acordo com as informações do próprio Ministério da Cidadania, cerca de 39 milhões de brasileiros estão recebendo as parcelas do programa.

Em entrevistas recentes, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que existe a possibilidade de prorrogar o benefício. No entanto, ele não confirmou se concorda ou não com essa ideia dos parlamentares do Congresso. O Governo como um todo segue fazendo mistério sobre o assunto.

Sobrou dinheiro

O que se sabe de fato até este momento é que vai sobrar dinheiro dos pagamentos do programa. Isso vai acontecer porque o Governo está pagando o Auxílio para menos pessoas do que achava que iria pagar. Por isso, as projeções de gastos acabaram diminuindo.

Com essa sobra do dinheiro, os agentes do Dataprev afirmam que estão tentando procurar novas pessoas para entrar na lista de beneficiários. A ideia é colocar cerca de seis milhões de brasileiros neste programa. No entanto, também não dá para saber quando isso vai acontecer.

Com prorrogação ou não, a principal dica agora é ficar de olho no site oficial do Auxílio Emergencial. É que é por esse site que essas pessoas irão saber se o programa vai passar ou não por uma liberação. O Governo pretende gastar cerca de R$ 44 bilhões com esses pagamentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.