Cashback é VANTAJOSO? Saiba MAIS sobre o programa

Entenda tudo sobre esse programa das operadoras de cartão de crédito

Se você tem costume de fazer compras e está em dia com as suas finanças pessoais, com certeza já ouviu sobre o cashback. Esse é um famoso programa que pode devolver uma parcela do valor das mais variadas compras que você faz.

Continue lendo este post para conhecer melhor esse programa de fidelização que tem chamado a atenção de um número cada vez maior de pessoas. Veja como aproveitar essa novidade incrível em suas próximas compras!

Leia mais: Cartão de crédito Havan tem VANTAGENS? Conheça mais

Afinal, o que é cashback?

Cashback é uma palavra em inglês, que traduzida significa ter seu dinheiro de volta. Dessa forma, ele permite ao comprador reaver parte do valor gasto para utilizar em compras futuras.

Desde que essa modalidade de compra estreou no Brasil, em meados de 2009, diversas empresas e startups desenvolveram seus próprios programas de cashback para torná-lo cada dia mais popular.

Isso fez com que um número crescente de lojas, incluindo grandes varejistas, passassem a disponibilizar esse benefício aos seus consumidores. A ideia é fidelizá-los e tornar a experiência de compra mais positiva.

Como funciona esse programa?

Para aproveitar os benefícios do cashback, é preciso se cadastrar em uma das plataformas que oferecem o serviço. Além dos dados pessoais, nesse cadastro é necessário adicionar um cartão de crédito que será utilizado para efetuar suas compras. Quando for adquirir um produto de alguma das lojas parceiras do programa, basta escolher utilizar o benefício na hora do pagamento para ter direito a uma parte do valor de volta.

A porcentagem revertida em crédito para os usuários pode variar de acordo com o tipo de produto, com a loja parceira e até mesmo com campanhas promocionais e datas específicas. Em geral, o valor já é calculado e exibido no próprio anúncio, permitindo que o interessado saiba o quanto receberá de volta antes mesmo de efetivar a compra.

O saldo de cashback pode ser utilizado em compras futuras em qualquer loja parceira, seja para pagamento integral, seja para pagamento parcial. Alguns serviços permitem ainda a transferência de valores acumulados para a conta-corrente do titular e entre outros usuários do mesmo programa de benefícios.

Quais são as vantagens de utilizar o cashback?

É claro que a possibilidade de reaver parte dos valores gastos em compras é o principal atrativo dos programas de cashback. Mas, além disso, existem outras vantagens que tornam a alternativa ainda mais interessante. Veja agora as principais.

Economia nas compras

Receber parte do valor dos produtos adquiridos de volta também pode ser visto como uma forma de economizar em suas compras. Como é muito provável que você volte a comprar em lojas que trabalham com cashback em algum momento, seu saldo acumulado poderá servir como um grande desconto nos produtos que você deseja.

O melhor de tudo é que se aplica esse benefício até mesmo em produtos que já estão em promoção nas lojas, tornando o negócio ainda mais atrativo. Mas isso, em comparação com vendedores que não disponibilizam esse programa aos clientes.

Veja também: Cartão de crédito CLONADO? Conheça PRINCIPAIS locais de ocorrência do CRIME

Grande aceitação nas lojas

Apesar de o cashback ser uma boa maneira de os lojistas buscarem a fidelização dos clientes, quem compra não precisa ficar preso a uma mesma rede para desfrutar dos benefícios. Dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostram que já existem mais de 6 milhões de estabelecimentos cadastrados em programas de cashback no Brasil. Dessa forma, é possível utilizar os valores que você recebeu de volta em qualquer loja que esteja cadastrada no mesmo programa que você utiliza.

Créditos que não expiram

Se a sua dúvida é com a validade dos créditos recebidos com o cashback, não se preocupe, pois eles não expiram. Graças a essa característica, é possível esperar para juntar valores maiores ao longo do tempo, que podem até fazer com que você compre um produto que deseja apenas com o seu saldo acumulado.

Essa é uma das principais vantagens dos programas de cashback frente aos demais programas de benefícios — como aqueles que oferecem milhas, que têm uma data limite para resgate. 

Quais são as empresas que oferecem esse serviço?

O mercado de cashback no Brasil foi alavancado por fintechs que se especializaram nesse modelo de negócio, inspiradas em iniciativas pioneiras que funcionavam bem em outros países. Bastava então que elas firmassem parcerias, a fim de atrair mais vendas aos lojistas em troca de uma comissão por essas vendas — que é justamente de onde sai o valor devolvido aos compradores. Nos dias de hoje, bancos digitais e operadoras de cartão de crédito também aderiram a essa tendência, acirrando a disputa entre as empresas e trazendo mais vantagens aos consumidores.

Veja agora quais são os principais programas de cashback:

Méliuz

Uma das marcas que introduziram o cashback no país, a Méliuz está presente em mais de 1600 lojas, tanto físicas quanto digitais. Sua ideia é devolver parte do valor das compras em dinheiro vivo, permitindo que o usuário solicite a transferência para sua conta bancária ao completar pelo menos R$ 20 de saldo. A empresa também oferece cartão de crédito sem anuidade, que garante até 1,8% de cashback em todas as compras, além de disponibilizar cupons de desconto e ofertas exclusivas nas lojas parceiras.

Poup

A Poup conta com parcerias com grandes lojas, como Americanas, Amazon e Submarino. Fazendo as compras por meio do programa, o cashback cai em até 7 dias. Assim, é possível solicitar a transferência dos valores para a conta-corrente com saldo a partir de R$ 30,00. O destaque vai para a porcentagem das compras devolvida ao consumidor, que costuma ser mais atrativa do que a dos concorrentes.

Beblue

Programa exclusivo para lojas físicas, o Beblue recompensa os clientes que fizerem o pagamento por meio de sua própria maquininha nos pontos de venda. Basta informar o CPF para acumular valores utilizados ao pagar pelas próximas compras nos estabelecimentos parceiros.

Também dá para transferir valores para sua conta e dispensar a necessidade de dinheiro ou cartão na hora de fazer pagamentos. Para facilitar a experiência, seu aplicativo mostra quais são os estabelecimentos próximos credenciados e qual é a distância até eles.

Quais cuidados são importantes com cashback?

Apesar das vantagens do cashback, tome alguns cuidados importantes para garantir que a opção seja um bom negócio e não atrapalhe a sua organização financeira. O primeiro deles é se certificar de que a empresa escolhida é de confiança e que os dados dos clientes estarão seguros na sua plataforma.

Analisar com atenção as regras de participação também é fundamental para evitar qualquer contratempo. E lembre-se: o fato de receber parte dos valores gastos de volta não deve ser motivo para fazer compras por impulso.

Caso contrário, seu orçamento pode sair do controle de forma que nem seu saldo de cashback fará a situação valer a pena. Por isso, aproveite que você já sabe o que é cashback e descubra como controlar as suas despesas utilizando nossa planilha de gastos exclusiva e gratuita!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.