Cartão de crédito CLONADO? Conheça PRINCIPAIS locais de ocorrência do CRIME

Conheça alguns locais com maior incidência da presença dos golpistas

Desde o começo da pandemia, o percentual de compras que são realizadas através da Internet cresceu exponencialmente. Com isso, o golpe do cartão de crédito clonado também. Dessa forma, vamos te ajudar a entender melhor como ocorre esse processo de fraude. Assim, ficará mais fácil se prevenir.

Se você tem interesse em saber como os golpistas agem e como se deve proceder nesses casos, continue com a leitura até o final. Ademais, esse é um tema atual, que merece bastante atenção em meio ao “boom” das compras online.

Leia mais: Cartão Carrefour: TUDO o que você precisa saber

Cartão de crédito clonado: como isso é feito?

Ter o cartão de crédito clonado quer dizer que todos os dados, tal como nome, número e data do vencimento, foram roubados. Assim, essas informações estão sendo usadas de má-fé por terceiros.

O termo “cartão clonado” vem desde a época em que o uso dos cartões era somente através das tarjas magnéticas. Dessa forma, os golpistas acabaram criando a tecnologia capaz de “duplicar” os dados dos cartões no ato da compra.

Como citado, o cartão de crédito é clonado ao ter seus dados presentes transferidos para um cartão diferente. Isso facilita que terceiros realizem compras indevidas usando o nome do titular e suas informações bancárias.

É importante ressaltar que, os criminosos não são inibidos mesmo que o cartão seja de chip. Isso reduz consideravelmente as fraudes, é verdade, mas mesmo assim os golpistas ainda realizam a clonagem.

Para tal ato criminoso, eles utilizam leitores alterados, implantados nos caixas eletrônicos, mas também em algumas máquinas para pagamento. Dessa forma, bandidos roubam dados e utilizam os cartões.

Locais com maior facilidade de ter o cartão clonado

Alguns locais têm maior incidência da presença dos golpistas. Portanto, fique atento ao que listaremos abaixo. Assim, será possível evitar que aconteça esse tipo de fraude com você.

  • Compras nas lojas online – Segundo pesquisas, a cada R$ 100,00 gastos em sites, R$ 3,53 foram de tentativas ou fraudes consumadas;
  • Clique nos links maliciosos – Páginas falsas páginas atraem os clientes com boas promoções, assim como o uso das grandes marcas. Ofertas imperdíveis também são encaminhadas através de e-mails. Dentro desses links há vírus escondidos que roubam as informações.
  • Cadastro dos cartões nos aplicativos – Hackers podem acessar seu celular quando você estiver usando apps de comida, transportes, bem como jogos e outros;
  • Divulgação de dados dos cartões – É mais comum do que se imagina, principalmente quando pessoas compartilham informações através dos apps de mensagens;
  • Acesso de terceiros – Algumas pessoas podem já ter tido acesso ao cartão. Assim, existe a possibilidade de terem fotografado, copiado informações, entre outras coisas.

O que fazer com o cartão clonado?

Depois de descobrir mais sobre cartão de crédito clonado, é importante entender como se reage em casos assim. À priori, vale ressaltar que as ações devem ser rápidas, mas efetuadas cautelosamente.

Veja também: Banco Original oferece cartão de crédito internacional sem anuidade; veja

Primeiramente, deve-se bloquear o cartão. Em seguida, contate a instituição do cartão de crédito clonado imediatamente. Isso porque, o quanto antes ela for informada acerca das essas movimentações não reconhecidas, melhor.

O procedimento padrão é o bloqueio do cartão e seu cancelamento. Assim, estorna-se o valor das compras em forma de crédito, nas próximas faturas do novo cartão emitido.

Entretanto, esse estorno é variável de instituição para instituição. Portanto, solicitações, prazos e pagamentos são diferentes conforme o motivo.

Cuidados devidos antes do cancelamento

Mesmo suspeitando de transações indevidas, deve-se tomar cuidado, assim como avaliar bem a situação. Não se deve tomar nenhuma atitude precipitada quanto ao cancelamento. Tente verificar, antes de tudo, se a compra é de algum parente ou amigo.

Outra situação comum, que pode gerar dúvidas é o nome fantasia das empresas. Ao se deparar com um nome diferente na fatura, é possível achar estranho e não reconhecer compras naquele lugar.

Porém, é preciso lembrar que certos estabelecimentos possuem nomes diferentes em seus contratos sociais. Não é o mesmo que aparece nas fachadas das lojas.

Em diversos casos, se a loja for de bairro, comumente as notas fiscais veem no nome do proprietário. Dessa forma, não há de se configurar fraude, consequentemente, sem necessidade de cancelamento do cartão.

Essa matéria sobre cartão de crédito clonado lhe foi útil? Caso queira ler sobre outro assunto pertinente, convidamos a deixar um comentário abaixo. Ficaremos satisfeitos em interagir com você.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.