Tipos de TCC e como fazê-los

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um trabalho acadêmico exigido em praticamente todas as graduações no Brasil, principalmente no caso dos bacharelados e cursos tecnológicos. O TCC tem como objetivo aprofundar o conhecimento do aluno em uma determinada área de estudo e, ao final, apresentar suas conclusões em um trabalho escrito.

Nesse sentido, há diferentes tipos de TCCs e cada um apresenta as suas particularidades em relação à metodologia utilizada e à forma de apresentação dos resultados. Pensando nisso, apresentaremos aqui os principais tipos de TCCs e algumas dicas de como fazê-los.

TCC Monografia

A monografia é um dos tipos de TCCs mais comuns. Nesse tipo de trabalho, o aluno deve escolher um tema relacionado à sua área de estudo e elaborar um trabalho que siga as normas estabelecidas pela ABNT. A monografia é dividida em capítulos e, geralmente, apresenta uma introdução, revisão bibliográfica, metodologia, resultados e discussão. É importante que o aluno se dedique à pesquisa bibliográfica, pois é a partir dela que ele construirá o embasamento teórico para o trabalho.

Dicas para fazer uma monografia:

  1. Escolha um tema relevante e atual para a sua área de estudo;
  2. Faça uma pesquisa bibliográfica completa sobre o tema escolhido;
  3. Organize as informações coletadas em capítulos e seções;
  4. Utilize as normas da ABNT para a formatação do trabalho;
  5. Não se esqueça de fazer uma revisão ortográfica e gramatical antes de entregar o trabalho.

TCC Artigo Científico

O TCC em formato de artigo científico é indicado para os alunos que desejam publicar seus trabalhos em revistas especializadas. Nesse tipo de trabalho, o aluno deve seguir as mesmas etapas da monografia, mas a estrutura é diferente. O artigo científico conta com algumas seções indispensáveis, como introdução, metodologia, resultados e conclusão. Além disso, é importante destacar que o artigo científico deve seguir as normas estabelecidas pela revista escolhida para a publicação.

Nesse sentido, para escrever um bom artigo científico, o estudante deve fazer uma pesquisa científica e adequar o formato do texto ao meio de publicação. Para isso:

  1. Escolha um tema relevante para a sua área de estudo, ideal para uma revista especializada;
  2. Faça uma pesquisa bibliográfica completa sobre o tema escolhido;
  3. Organize as informações coletadas em seções;
  4. Utilize as normas da revista escolhida para a formatação do trabalho;
  5. Revise o trabalho várias vezes antes de submetê-lo para publicação.

TCC Projeto Experimental

O TCC em formato de projeto experimental é ideal para os alunos que desejam desenvolver um projeto prático em sua área de estudo. Nesse tipo de trabalho, o aluno deve elaborar um projeto, realizar experimentos e analisar os resultados obtidos. É importante destacar que o projeto experimental deve ter uma boa fundamentação teórica e deve seguir as normas estabelecidas pela ABNT.

Dicas para fazer um projeto experimental:

  1. Escolha um tema que seja relevante para a sua área de estudo e que possa ser desenvolvido em um projeto prático;
  2. Faça uma pesquisa bibliográfica completa sobre o tema escolhido;
  3. Elabore um projeto com objetivos claros

Embora o TCC possa parecer assustador à primeira vista, mas com seriedade e dedicação torna-se menos exaustivo. Para isso, é fundamental que os alunos tenham o apoio de orientadores qualificados e de sua instituição de ensino, que podem fornecer orientações valiosas sobre como realizar uma pesquisa bem-sucedida.

É importante destacar que o TCC não é apenas uma obrigação acadêmica, mas também uma oportunidade para os alunos explorarem temas que despertam seu interesse e contribuírem para o avanço do conhecimento em sua área de estudo. Além disso, um TCC bem-executado pode abrir portas para oportunidades futuras, como a possibilidade de publicação em revistas científicas ou apresentação em congressos.

Leia também Citação direta e indireta: como citar em seu trabalho acadêmico de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.