Caruaru (PE) abre concurso com 410 vagas

Todas as oportunidades são de nível médio.

Nesta segunda-feira, o concurso da Prefeitura de Caruaru, Pernambuco, abre suas inscrições. Assim, aqueles que desejam concorrer às vagas poderão se inscrever o processo seletivo até 24 de julho.

As oportunidades do concurso se destinam a cargos de nível médio, em um total de 410 vagas! Isto é, uma quantidade competitiva, mas que irá atender centenas de trabalhadores da região. Todas estas funções serão de áreas auxiliares da Educação.

Depois de se inscrever, o candidato deverá participar da prova objetiva que acontecerá no dia 03 de setembro. Portanto, este contará com quase três meses para se preparar para a prova.

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Entenda melhor como será o concurso público de Caruaru, logo abaixo.

Quais serão os cargos do concurso de Caruaru?

O edital conta com a oferta de 410 vagas para os cargos de:

  • Auxiliar de Educação, 200 vagas totais, sendo 190 de ampla concorrência e 10 para pessoas com deficiência;
  • Monitor de Transporte, com um total de 50 vagas, sendo 47 de ampla concorrência e 03 reservadas a pessoas com deficiência;
  • Profissional de Apoio Escolar, com 160 vagas, das quais 152 são de ampla concorrência e 08 são para pessoas com deficiência.

Assim, todas estas funções do concurso de Caruaru possuem uma carga horária de 40 horas por semana. Ademais, seus salários são de:

  • R$ 1.800 para Auxiliar de Educação e Monitor de Transporte;
  • R$ 2.000 para Profissional de Apoio Escolar.

No que se refere às atribuições de cada cargo, primeiramente, o Auxiliar de Educação tem como responsabilidades, por exemplo:

  • Acompanhar o professor na realização das atividades junto ao aluno;
  • Contribuir na segurança física e emocional, higiene e alimentação dos alunos;
  • Oferecer satisfação as necessidades básicas afetivas e intelectuais dos alunos, estabelecendo laços de comunicação.

Já o cargo de Monitor de Transporte tem como suas atribuições:

  • Acompanhar e prezar pela segurança e disciplina dos alunos durante o deslocamento durante o transporte escolar;
  • Zelar pela segurança do aluno nas dependências da escola, inspecionando seu comportamento, orientando sobre regras, procedimentos, regimento escolar e cumprimento de horários, organizando o ambiente escolar.

Por fim, o cargo de Profissional de Apoio Escolar de Caruaru tem como algumas de suas atribuições, por exemplo:

  • Acompanhar e auxiliar as atividades de comunicação, interação social, locomoção, alimentação, cuidados pessoais e de higiene, de um ou mais estudantes com deficiência no desenvolvimento das suas atividades rotineiras, cuidando para que ele tenha suas necessidades básicas (fisiológicas, afetivas e educacionais) garantidas, fazendo por ele somente as atividades que ele não consiga realizar de forma autônoma;
  • Estimular e ajudar na alimentação e na constituição de hábitos alimentares;
  • Garantir os cuidados necessários e o acompanhamento do estudante na locomoção pelas dependências da escola, em todos os espaços utilizados para as aprendizagens, realizando, quando necessário, adequações para seu melhor aproveitamento pedagógico.

Como será o processo seletivo de Caruaru?

Para se aprovar no concurso e se tornar servidor público da Prefeitura de Caruaru, o candidato deverá realizar uma prova objetiva.

Esta etapa, então, acontecerá no dia 03 de setembro deste ano para todos os cargos. No entanto, o turno para a aplicação do exame se dividirá da seguinte forma:

  • Monitor de Transporte Escolar e Profissional de Apoio Escolar: às 9 horas, com 3 horas de duração;
  • Auxiliar de Educação: às 15 horas, com 3 horas de duração.

Nesse sentido, é importante lembrar que as provas objetivas possuem caráter eliminatório e classificatório, com questões objetivas de múltipla escolha. Assim, para todos os cargos, este exame cobrará as disciplinas de:

  • Conhecimentos Específicos, com 20 questões de peso 03;
  • Português, com 10 questões de peso 02;
  • Raciocínio Lógico, com 05 questões de peso 01;
  • Informática, com 05 questões de peso 01.

Portanto, para se aprovar é necessário obter, no mínimo:

  • 30 pontos em Conhecimentos Específicos;
  • 10 pontos em Português;
  • 02 pontos em Raciocínio Lógico;
  • 02 pontos em Informática.

Aqueles que não obtiverem estes valores mínimos estarão eliminados.

Como se inscrever?

Aqueles que desejam concorrer às oportunidades da Prefeitura de Caruaru deve se inscrever a partir desta segunda-feira, 05 de junho. Assim, este prazo se estende até o dia 24 de julho.

Dentro deste período, portanto, o candidato deverá:

  • Primeiramente, acessar o site da banca examinadora, ou seja, o IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal). Assim, nesta plataforma, será possível consultar o edital e ter ciência de todas as regras e exigências;
  • Então, selecionando o cargo a que deseja, poderá preencher o formulário de inscrição com todas as suas informações;
  • Por fim, a plataforma irá gerar um boleto para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 72 para todos os cargos, o que deve ocorrer até o dia 25 de julho.

Contudo, é possível requerer a isenção deste valor no caso de candidato que declare e comprove hipossuficiência de recursos financeiros. Desse modo, é necessário que este comprove sua inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Outra opção é a comprovação declaração da Secretaria Municipal de Assistência Social que comprove ser o candidato membro de família de baixa renda. Isto é, aquela que possui renda per capita de até meio salário-mínimo, ou seja, de R$ 660.

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O período para esta solicitação vai apenas até 09 de junho, próxima sexta-feira.

Prefeitura lançou outros concursos

De acordo com a Prefeitura de Caruaru, já houve o lançamento de 989 vagas na área da Educação.

Além disso, a Secretaria Municipal da Fazenda também contou com concurso público, com lançamento em 21 de dezembro de 2022. Estes, portanto, abriram vagas para os cargos de Técnico Fazendário e Auditor Fiscal, já com a convocação daqueles que se aprovaram.

Desse modo, os representantes do governo municipal indicam que estas iniciativas buscam fortalecer o quadro de servidores.

“O lançamento do segundo edital para a Secretaria de Educação fortalece ainda mais o quadro de auxiliares. Serão 410 vagas que fortalecerão nossa rede de ensino”, declarou a secretária da SAD (Secretaria de Administração), Michely Martins.

Novos concursos públicos são importantes para renovar os quadros de servidores da administração pública e, assim, conseguir melhorar a qualidade do serviço.

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Acidade conta com cerca de 365 mil habitantes, tornando o concurso competitivo. Além disso, é importante considerar que a cidade a 1ª economia daquelas do interior de Pernambuco e a 6ª maior economia do estado. Portanto, a promoção dos concursos públicos certamente terão evidência na região.

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