Carteira de Idoso tem validade prorrogada até ano que vem

Documento que garante gratuidade no transporte para idosos vale até ano que vem

Nesta semana, foi divulgado que a Carteira do Idoso terá a validade prorrogada. Para proteger os idosos brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus, o governo e o Ministério da Cidadania decidiram pela prorrogação. Essa carteira garante a gratuidade em transportes. Agora, ela vence em janeiro de 2021.

A decisão foi publicada nesta semana no Diário Oficial da União; ela foi tomada pela Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Único de Assistência Social. Normalmente, essas carteiras são emitidas no Centro de Referência de Assistência Social de cada cidade. Os idosos são inscritos no Cadastro Único e recebem o Número de Identificação Social (NIS). Agora que a validade foi estendida, não é necessário ir até um Centro de Referência de Assistência Social.

Em nota, Sérgio Queiroz, secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, relembrou que o grupo faz parte dos mais vulneráveis durante a pandemia. A resolução foi assinada por ele, assim com Elisa Cleia Nobre, presidente do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social, e Andreia Carla Lauande, presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social.

Além de garantir a gratuidade do transporte, a Carteira do Idoso também serve para comprovar a renda desse grupo que recebe até dois salários mínimos. Com o documento, também é possível ter acesso a passagem interestadual gratuita ou desconto de pelo menos 50%. Já foram emitidas quase 5 milhões de Carteiras dos Idosos no Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.