Cartão do Bolsa Família também terá a função crédito? Veja

Na última terça-feira (7), a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, anunciou que o novo cartão do Bolsa Família terá a função de débito.

O novo Bolsa Família foi implementado no dia 2 de março. Com esse lançamento, diversas novidades foram incluídas ao programa social, como o novo cartão de saque que facilitará a movimentação do benefício.

Neste contexto, na última terça-feira (7), a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, anunciou que o novo cartão do Bolsa Família terá a função de débito.

Cartão de saque do Bolsa Família - Fonte: Divulgação.
Cartão de saque do Bolsa Família – Fonte: Divulgação.

Até o momento, não há informações de que a ferramenta também funcionará na opção de crédito. Ademais, o novo cartão será vinculado a uma conta poupança da Caixa.

“Nós vamos incentivar a poupança e a inclusão financeira e vamos garantir um melhor atendimento. Porque assim, os beneficiários não vão precisar ficar nas filas das agências esperando atendimento para saque”, disse a presidente.

Novo cartão será distribuído aos poucos

A princípio, apenas 220 mil cartões foram emitidos. Essas unidades serão distribuídas para os beneficiários do Seguro-Defeso, um auxílio destinado aos pescadores artesanais. Além deles, um outro grupo receberá a ferramenta, que são os povos indígenas dos estados de Roraima e Amazonas.

A presidente do banco ainda afirmou que os cartões de débito serão oferecidos para todos os beneficiários do Bolsa Família, no entanto, é preciso ter calma pois a distribuição é gradual. “Esse é um passo extremamente importante porque é uma demanda da população”, concluiu.

Como sacar o Bolsa Família sem cartão?

Além da movimentação disponível através dos serviços do Caixa Tem, o beneficiário pode gerar um código de saque para realizar o procedimento em um caixa eletrônico, casa lotérica ou correspondente Caixa Aqui. Confira os passos a seguir:

  1. Abra o aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS);
  2. Clique em “Entrar”;
  3. Escolha a opção “Saque sem Cartão”;
  4. Clique em “Gerar código para saque”;
  5. Informe a senha;
  6. Por fim, digite o código numérico no caixa eletrônico ou na lotérica.

Novas famílias serão incluídas no programa

Ainda segundo informações do governo, neste mês, 694.245 famílias passaram a fazer parte do Bolsa Família. Estas já preenchiam os requisitos e estavam inscritas no Cadastro Único. Dessa forma, cerca de 8,9 milhões de crianças entre zero e seis anos receberão R$ 150.

Já para o mês de junho, a expectativa é que 820 mil gestantes passem a receber R$ 50 a mais até a data de nascimento de seus filhos. Do mesmo modo, serão contemplados com o valor, cerca de 15 milhões de crianças e adolescentes de 7 a 18 anos.

Por fim, é importante lembrar que governo federal também deixará de pagar o Bolsa Família para 1.479.916 famílias. Tal situação ocorre porque elas não se enquadram mais nos critérios de elegibilidade do programa social.

Calendário de março do Bolsa Família

Confira as datas de pagamento deste mês:

  • NIS final 1: 20 de março;
  • NIS final 2: 21 de março;
  • NIS final 3: 22 de março;
  • NIS final 4: 23 de março;
  • NIS final 5: 24 de março;
  • NIS final 6: 27 de março;
  • NIS final 7: 28 de março;
  • NIS final 8: 29 de março;
  • NIS final 9: 30 de março;
  • NIS final 0: 31 de março.

Como consultar o Bolsa Família?

Veja as opções para consultar o benefício a seguir:

Consulta no App CadÚnico

  1. Acesse o App CadÚnico e faça login usando seu CPF;
  2. Selecione a opção “Consulta completa”:
  3. Confira se o cadastro está atualizado e com benefício ativo.

Consulta no App Bolsa Família

  1. Acesse o App Bolsa Família ou App Auxílio Brasil e faça login usando seu CPF;
  2. Na primeira página o aplicativo vai mostrar se a família foi aprovada, fazendo o reconhecimento por meio do CPF.

Por telefone

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.