Cartão do Auxílio Brasil de R$400 entregue na residência

De acordo com o Ministério da Cidadania, novos cartões do Auxílio Brasil ainda estão em fase de produção agora em março

O Governo Federal ainda não entregou os novos cartões do Auxílio Brasil para os usuários que entraram no benefício neste ano de 2022. De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, boa parte desses dispositivos ainda estão em processo de produção. O que então os cidadãos podem fazer até lá?

De acordo com o Ministério da Cidadania, o plano do Governo Federal é entregar esses novos cartões apenas para os usuários novatos do Auxílio Brasil. Os cidadãos que estão no programa desde o ano passado, podem seguir com o uso do cartão do antigo Bolsa Família normalmente. Não haverá mudanças nesse sentido.

Mas o fato é que esses cartões ainda não chegaram para a maioria dos novos usuários. Ainda com base nos dados do Ministério da Cidadania, pouco mais de 3,5 milhões de pessoas entraram no benefício desde o início deste ano de 2022. Em tese, todos eles possuem o direito de receber esses novos dispositivos.

Entretanto, o Ministério da Cidadania afirma que o cartão não é um utensílio vital para o recebimento do Auxílio Brasil, ou seja, o cidadão pode movimentar o dinheiro do benefício mesmo sem ter esse dispositivo. Há basicamente duas maneiras de se fazer isso. E nenhuma delas exige qualquer tipo de inscrição.

De acordo com as informações oficiais, o usuário pode movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil através de meios digitais, como o Caixa Tem, por exemplo. Esse mesmo app também permite que o cidadão crie um código para que ele consiga realizar o saque no caixa eletrônico. Essa é uma opção para as pessoas que preferem pegar a quantia em espécie.

Como saber se vou receber

Segundo o calendário oficial do Auxílio Brasil, os pagamentos da quinta rodada do programa serão retomados exatamente nesta sexta-feira (18) com liberações para as pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1.

Qualquer cidadão pode confirmar se entrará ou não na folha de pagamentos de março, checando essa informação no app oficial do Auxílio Brasil. Esse aplicativo está disponível para download nas lojas online do celular.

Essa checagem de informações também é um processo importante para os cidadãos que já receberam o Auxílio Brasil nos meses anteriores. De acordo com o Ministério da Cidadania, o usuário precisa checar se continua ou não na folha de pagamentos.

Quem recebe o Auxílio Brasil

As regras gerais de entrada no Auxílio Brasil não são muito diferentes das que víamos no antigo Bolsa Família. Segue valendo a lógica de que o cidadão precisa primeiramente ter um perfil ativo no sistema do Cadúnico.

Além disso, esse mesmo cidadão precisa estar dentro dos limites de renda do programa. Quem está em situação de extrema-pobreza tem direito de receber o benefício independente de sua composição familiar.

Já o usuário que está em condição de pobreza também tem o direito de receber o dinheiro do projeto. Entretanto, neste caso ele precisará morar com uma gestante ou ao menos um menor de 21 anos para poder ter a chance de entrar na folha de pagamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.