Como usar o cartão de crédito de forma a não se endividar

Confira algumas dicas e não deixe seu cartão ser o principal motivo de você estar endividado

Quem nunca sonhou em ter um cartão de crédito com limite ultra alto e cheio de benefícios? Bem, esse produto financeiro é uma coisa boa que pode ser muito satisfatória. No entanto, utilizar os benefícios com sabedoria requer atenção. Caso contrário, a dívida surgirá e pode se tornar uma dor de cabeça.

O cartão de crédito é fundamental para fazer compras de maior valor e também para assinar serviços de streaming. Além de ser uma mão na roda naqueles meses em que as coisas apertam, é uma forma de concentrar gastos. Portanto, veja com o Notícias Concursos na matéria desta segunda-feira (11) como lidar de forma mais assertiva com o cartão.

Dicas para não se endividar com o cartão de crédito

Saiba como evitar dívidas com o uso indevido do cartão. Não deixe que esse instrumento seja a fonte de seus problemas.

Como usar o cartão de crédito de forma a não se endividar
Como usar o cartão de crédito de forma a não se endividar – Canva Pro

Lembre-se das suas compras

Muitas pessoas esquecem que dividiram algumas compras em 12 vezes com o cartão de crédito. Assim, fizeram novas dívidas e acabaram acumulando várias parcelas ao mesmo tempo. Pagar o mínimo da fatura, por exemplo, e não o valor total, é o começo do problema. Este é, sem dúvida, o início de uma enorme dívida. O ideal é realizar uma compra grande por vez e não deixar que a prestação fique muito grande.

Cartão de crédito deve ficar longe de ser despesa mensal

Você precisa regular seus gastos com cartão, principalmente se começar a se endividar por causa disso. O cartão não é uma conta mensal fixa, ou pelo menos não deveria ser. Pague a parcela, depois analise como pretende usá-lo. O ideal é deixá-lo guardado e usar apenas em emergências.

Crédito não significa dinheiro a mais

Pode parecer óbvio mencionar isso, mas a verdade é que, na prática, as coisas não são tão claras. Alguns consumidores veem os cartões como uma renda extra do mês. É como se o limite fosse somado ao salário para que a pessoa possa gastar mais. Não faça isso porque seu salário é exatamente o que o cartão paga todo mês.

Na verdade, tente sempre manter uma margem de pagamento confortável. Portanto, o ideal é que as taxas do cartão de crédito não ultrapassem 10% a 30% do seu salário líquido. Isso garantirá que você mantenha sua conta dentro de sua acessibilidade. Livre-se do cartão, se necessário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.