Cartão Auxílio Brasil: Saiba como acompanhar a entrega da ferramenta

Os novos cartões do Auxílio Brasil estão sendo entregues desde o último mês. As famílias beneficiárias podem acompanhar o envio do cartão pela Central de Atendimento da Caixa, no telefone 0800 104 0104 ou 4004-0104 para capitais e regiões metropolitanas ou em uma agência da Caixa.

Os novos cartões do Auxílio Brasil estão sendo entregues desde o último mês. As famílias beneficiárias podem acompanhar o envio do cartão pela Central de Atendimento da Caixa, no telefone 0800 104 0104 ou 4004-0104 para capitais e regiões metropolitanas ou em uma agência da Caixa.

Prioridade no recebimento do cartão

Estão recebendo o novo cartão, as famílias que entraram no programa após a sua reformulação, ou seja, a partir de novembro de 2021. Entre elas, estão incluídas nessa primeira distribuição aquelas que residem em municípios que possuem poucas ou nenhuma agência da Caixa.

As demais famílias devem receber a ferramenta nos próximos meses, seguindo também, os critérios de distribuição. Vale ressaltar que neste primeiro momento 3,2 milhões de cartões estão sendo repassados. No entanto, 6,6 milhões famílias deverão ser contempladas.

Cartão com Chip e função débito

Segundo o Ministério da Cidadania, o novo cartão possui um chip, que possibilita saques em caixas eletrônicos e lotéricas, além da função débito. No último caso, é uma novidade trazida pelo Governo Federal que facilitará a movimentação do benefício.

Quais informações constam no cartão Auxílio Brasil?

Na parte da frente da ferramenta estão:

  • Identificação do Programa Auxílio Brasil;
  • Número do cartão;
  • NIS do Responsável Familiar (RF);
  • Nome do RF;
  • Validade do cartão;
  • Número da conta.

Já no verso:

  • Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
  • Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;
  • Bandeira do Caixa Aqui;
  • QR Code;
  • Bandeira do banco 24Horas; e
  • Bandeira da Elo ou Visa.

Como solicitar o novo cartão?

De antemão, é importante frisar que não é necessário solicitar o novo cartão do Auxílio Brasil. Isso porque, os Correios irão enviar e entregar diretamente no endereço que o beneficiário registrou no Cadastro Único (CadÚnico).

O que o beneficiário pode fazer é manter a inscrição ativa no CadÚnico. Para isso, é necessário seguir a regra do prazo de dois anos para atualizar as informações e em casos de mudanças de endereço, telefone ou composição do grupo familiar. Caso contrário, o benefício pode ser cancelado.

A atualização cadastral pode ser feita pelo site ou aplicativo do Cadastro Único. As plataformas oferecem os seguintes serviços:

  • Consulta por CPF;
  • Consulta simples;
  • Consulta completa;
  • Pré-cadastro;
  • Comprovante de cadastro;
  • Atualização cadastral por confirmação;
  • Meus benefícios;
  • Postos de atendimento.
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