Características de um bom gestor – Conheça quais são

Veja algumas características de um gestor exemplar e comece a implementá-las na sua rotina.

As características de um bom gestor são a peça-chave para que qualquer time se sinta engajado e preparado para se desenvolver da forma correta. Afinal, quando o gestor sabe direcionar o seu time, a tendência é que este tenha muito mais motivação para lidar com as adversidades e buscar soluções eficientes para as questões do dia a dia.

Por isso, no conteúdo de hoje vamos lhe apresentar os principais atributos de um gestor qualificado. Saiba mais a seguir!

Quais são as características de um bom gestor?

Não existe segredo. Um bom gestor sempre será capaz de ouvir, acolher e dar voz para a sua equipe. Da mesma forma, ele é capaz de reconhecer os esforços e apresentar os atributos positivos de cada liderado.

Ao agir dessa forma, o gestor terá a confiança do time, além de servir de alicerce para a motivação diária. Abaixo detalhamos um pouco mais essas características de um bom gestor:

1- Um bom gestor acolhe e ouve a sua equipe

Saber acolher e ouvir verdadeiramente a equipe é de suma importância para criar um ambiente de trabalho que seja saudável.

Quando você aprende a ouvir as pessoas que estão em sua volta, as chances de tomar boas decisões são maiores, tendo em vista que será possível ouvir diversas perspectivas, além de se atentar para formas diversas de agir diante de uma situação.

Da mesma maneira, é através dessa escuta ativa que o líder pode conhecer a sua equipe de verdade, alinhando as atribuições com cada perfil.

2- Um gestor qualificado sabe se colocar no lugar do outro

A empatia também é um ponto forte de um líder qualificado. É ela quem auxiliará na hora de dar um feedback – especialmente negativo. Além disso, a empatia ajuda a compreender as decisões tomadas pela equipe, fazendo com que você aprenda a lidar com as situações de formas diferentes e menos engessadas.

3- O gestor é capaz de dar responsabilidades à sua equipe

Dentre as características de um bom gestor, não podemos deixar de citar a capacidade de delegar responsabilidades. Essa capacidade é de suma importância para garantir que a engrenagem dos serviços esteja sempre funcionando de maneira positiva.

Sem esse tipo de cuidado, a tendência é que alguém acabe se sobrecarregando (o próprio gestor, muitas vezes), enquanto o time se sente desmotivado por não ter responsabilidades importantes.

Por isso, procure delegar responsabilidades para a sua equipe: ela precisa se sentir essencial no trabalho diário. Sem esse tipo de motivação, ela poderá se sentir estagnada e sem perspectivas profissionais.

4- Um bom gestor sabe reconhecer o potencial do seu time

Reconhecer o potencial da equipe também é uma das atitudes e características de um bom gestor. Demonstre que você acredita no seu time, pois isso fará toda a diferença no dia a dia dele.

Da mesma forma, além de reconhecer os resultados positivos, comece a impulsionar o time demonstrando acreditar no potencial – antes mesmo de algo positivo acontecer.

 

Todo mundo gosta de ser visto, ouvido, acolhido, reconhecido e atendido. Se você oferecer esses cinco pontos à equipe, os resultados serão gigantescos.

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