Capital de Giro – O que Fazer Na Falta Desse Recurso?

Capital de Giro é primordial no negócio. No entanto, o que fazer quando ele falta? Há algumas ações que o empreendedor pode ter. Confira!

Empréstimo capital de giro

O Capital de Giro é importante para o fluxo da empresa, bem como outros controles financeiros.

O controle do fluxo de caixa é uma das mais importantes principais atividades diárias. Pois é por meio desta ferramenta que o empreendedor saberá quais são e quando ocorrerão as entradas e saídas do seu caixa.

Falta de Recursos

Através da análise dessa ferramenta também é possível identificar  faltas de recursos em datas específicas. Assim sendo, uma ação tomada evita a inadimplência da empresa.

Empréstimos

Normalmente as empresas buscam esses recursos junto às instituições financeiras, que possuem diversas opções de empréstimos para suprir essas necessidades.

Não que seja o ideal recorrer a esses recursos sempre que houver falta no caixa devido aos juros praticados, entretanto às vezes não há outro meio. Falamos sobre empréstimos para empreendedores.

Opções para Capital de Giro

Nesse caso, as instituições oferecem as várias opções de empréstimos para capital de giro.

A principal característica desse tipo de operação é o prazo. Pois como é destinado a cobrir as obrigações financeiras da rotina da empresa, não pode e nem deve ser estendido.

Obtenção de Recurso

O processo para obtenção desse recurso também é menos burocrático e, na maioria das vezes, não se exige garantias.

Porém, exatamente por não serem exigidas garantias, os juros praticados nessas operações são mais altos.

Antecipação de Recebíveis

Outro meio é contratar a antecipação de recebíveis, essa operação permite que a empresa venda ao banco determinados valores dos seus recebíveis.

Dessa forma, o banco antecipa esses valores no caixa da empresa. Ao passo que quando houver a posterior liquidação desses recebíveis por parte dos clientes, o banco liquidará os valores emprestados à empresa anteriormente, bem como os juros inerentes.

Planejamento

O ideal é que o planejamento orçamentário seja sempre priorizado, entretanto, é importante conhecer quais são alguns dos recursos existentes para que em momentos de crise, possa recorrer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.