Capes deve manter 90 mil bolsas de pós-graduação no país

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informou que deve manter de forma integral as mais de 90 mil bolsas de pós-graduação em vigor. Entre as 90 mil bolsas concedidas pela Capes, há bolsas de mestrado, de doutorado e de pós-doutorado.

De acordo com a Capes, não houve ou haverá a suspensão dos pagamentos das bolsas. O órgão informou que, mesmo com as restrições orçamentária, não serão cortadas bolsas em 2021. Com essa decisão da Capes, diversos programas de pesquisa terão continuidade. Esse é o caso do Programa de Combate a Epidemias, que apoia projetos de pesquisas sobre a covid-19 e outras doenças. A Capes concedeu cerca de 1,9 mil bolsas para o programa, o que equivale a um investimento de R$ 53,7 milhões.

Devido à pandemia da covid-19, a Capes prorrogou 36,5 mil bolsas de mestrado e de doutorado em todo o país. Essa foi uma medida excepcional com o objetivo de garantir a continuidade das pesquisas nas instituições federais de ensino superior.

Sobre o órgão

A Capes é uma fundação do Ministério da Educação (MEC). Responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação em todos os estados da Federação, a Capes é uma das instituições de fomento de bolsas de mestrado e doutorado de maior reconhecimento.

Assim, a Capes coordena uma série de programas com o objetivo e aumentar o nível da pesquisa científica em diversas áreas do conhecimento. Desse modo, o órgão ajuda a equilibrar a qualidade e a quantidade de cursos autorizados pelo MEC em todo o Brasil.

Fonte: Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia UFJF: Provas do Pism I e II têm novas datas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.