Capacidade de resolver problemas: Como desenvolver?

capacidade de resolver problemas está associada à nossa habilidade de pensar em soluções para os mais diversos impasses do dia a dia. Essa habilidade pode ser exercitada à medida que cuidamos das nossas emoções, estimulamos a criatividade e aprendemos a pesquisar em fontes confiáveis, por exemplo.

Além dessas ações, outras medidas e fatores podem nos ajudar a nos tornarmos mais criativos na hora de resolver algum dilema.

Neste texto, apresentamos algumas dicas para atingir esse objetivo.

Como desenvolver a capacidade de resolver problemas?

Existem diversas atividades que podem contribuir para o nosso propósito de desenvolver a capacidade de resolver problemas. Claro que não existe método infalível ou atalho para conquistar isso tudo, porém, algumas ações, quando colocadas em prática com certa frequência, podem sim ser bem-vindas. Veja abaixo algumas delas e inspire-se em nossas ideias:

1. Cuidado com as emoções

As nossas emoções podem, em alguns casos, nos tornar mais impulsivos ou menos reflexivos diante de alguns impasses da vida cotidiana. Por isso, se você quer desenvolver a capacidade de resolver problemas, é muito importante cuidar das emoções.

Inclusive, quando se sentir emocionalmente abalado em alguma situação, considere dar uma breve pausa antes de tentar pensar nas soluções. Quando se sentir mais tranquilo, volte a pensar no assunto.

2. Desenhar caminhos – como num labirinto

Desenhar possibilidades que podem ser seguidas também é uma forma de exercitar a capacidade de resolver problemas.

Às vezes, deixamos as ideias apenas na mente, o que é difícil de visualizar. Agora, quando colocamos os prós e contras, das possíveis soluções, no papel, podemos ter uma visão mais clara e organizada.

Isso pode ajudar a trazer insights na hora de decidir algo importante.

3. Expandir a criatividade com exercícios

Existem alguns exercícios simples que podem nos ajudar a expandir a nossa criatividade – sendo que esta faz a diferença na hora de solucionar problemas. Veja algumas ideias:

  • Ler materiais diversos, de gêneros textuais diferentes.
  • Assistir filmes e séries diferentes do habitual e tentar “adivinhar” o que pode acontecer em seguida.
  • Imaginar finais diferentes para filmes e séries.
  • Viver novas experiências.
  • Experimentar novas comidas.
  • Testar escrever livremente o que vem à mente.
  • Desenvolver atividades artísticas.
  • Praticar novas atividades manuais.
  • Viajar e conhecer novas culturas.
  • Ouvir músicas diferentes do habitual.
  • Conversar sobre assuntos que são pouco comentados – desde que se estude para isso.
  • Fazer mini cursos diversos na internet.
  • Jogar jogos online ou de tabuleiro que instiguem o raciocínio e a solução de problemas.

4. Saber o quê e onde pesquisar

Por fim, saiba quais são as fontes de informação confiáveis para o seu setor de trabalho. A partir disso, pesquise caminhos que são seguidos por outras pessoas e aprenda a avaliá-los como uma possibilidade (ou não) para você seguir.

Apenas lembre-se de que a pesquisa não precisa ser a primeira coisa a ser feita, mas sim, pensar e raciocinar sozinho, seguindo as nossas dicas anteriores, também é algo que estimula a capacidade de resolver problemas. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.