Candidato diz que vai criminalizar consignado do Auxílio Brasil

Candidato Ciro Gomes (PDT), disse que vai criminalizar qualquer banco que oferecer consignado para usuários do Auxílio Brasil

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) disse em entrevista nesta segunda-feira (15), que vai criminalizar qualquer tentativa de oferecimento de crédito consignado para usuários do Auxílio Brasil. Ele deu a declaração durante uma entrevista para o programa Roda Viva, da TV Cultura. Antes, ele já tinha dito que o crédito seria um “latrocínio”.

“Nós criamos, com status emergencial, de Constituição, um negócio para dar comida para o povo. Comida não tem que ser todo dia? O Bolsonaro entrega o cadastro dos miseráveis, famintos, para o sistema financeiro cobrar 80, 100 por cento de juros, antecipando isso. Se antecipa, mês que vem vai comer o quê?”, disse o pedetista.

Ciro Gomes disse ainda que boa parte dos bancos já se recusou a fazer. Entretanto, ele alertou que, caso seja eleito, vai criminalizar as instituições que resolverem oferecer o crédito. “É uma excrescência e o sistema financeiro mais tradicional recusou-se a fazer. É uma aberração e será criminalizado. Não façam porque será criminalizado”, disse ele.

Algumas instituições financeiras já declararam que devem oferecer o consignado para os usuários do Auxílio Brasil. São os casos do Banco Pan e da Caixa Econômica Federal. Este último já adiantou que deverá oferecer as taxas de juros mais baixas do mercado. Entretanto, a presidente da instituição, Daniella Marques, preferiu não antecipar números.

Por outro lado, bancos como Bradesco, Itaú, Santander, Nubank e BMG adiantaram que não devem oferecer o empréstimo. Em geral, todos eles argumentaram que a liberação do crédito para um público vulnerável, como é o caso dos usuários do Auxílio Brasil, poderia não ser o mais adequado a se fazer agora.

Consignado aprovado

Com apoio de Ciro ou não, o fato é que o consignado do benefício já passou pela aprovação do Congresso Nacional e também já foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Aliados do Governo avaliam que é uma questão de tempo para o programa sair do papel.

Em entrevista recente, o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, disse que deve regulamentar o tema “em breve”. Informações de bastidores dão conta de que o Governo quer liberar as solicitações ao menos até o final deste mês de agosto.

Na última semana, o Presidente Jair Bolsonaro (PL), regulamentou um trecho que tira a responsabilidade do Governo sobre possíveis dívidas. “A responsabilidade pelo pagamento dos empréstimos e dos financiamentos será direta e exclusiva do beneficiário e a União não será responsabilizada, ainda que subsidiariamente, em qualquer hipótese”.

Cuidados com o empréstimo

Vale lembrar que nenhum usuário do programa Auxílio Brasil é obrigado a solicitar o crédito do consignado. No final das contas, a decisão cabe sempre ao cidadão. Ele deve decidir se o saldo é vantajoso ou não para a sua situação.

Especialistas afirmam que o consignado pode ser uma boa opção para as pessoas que precisam do dinheiro para fazer algum tipo de investimento. Um cidadão que precisa comprar um material de trabalho, por exemplo.

Por outro lado, o consignado pode ser perigoso para as pessoas que precisam do dinheiro para comprar comida ou para pagar as contas mensais. Neste caso, o indivíduo pode ter dificuldades para conseguir o saldo de volta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.