Cálculo do tempo para aposentadoria: como fazer pelo app Meu INSS? Entenda

Agora você pode ter uma noção de como anda sua vida previdenciária sem tanta burocracia

Quem está acostumado a usar o Meu INSS pode nem sentir a diferença. Mas os idosos e outros públicos específicos sabem muito bem como é complicado solicitar serviços básicos, como cálculo do tempo para aposentadoria. Meu INSS é atualmente uma ferramenta indispensável para a obtenção de informações previdenciárias. Com ele, quase não há dificuldade em resolver uma série de necessidades. Entenda com o Notícias Concursos hoje (24) como fazer sem nenhuma burocracia.

Como fazer o cálculo do tempo para aposentadoria por idade pelo Meu INSS

Você está contribuindo para a Previdência Social e usa o Meu INSS? Quer saber como fazer o cálculo do tempo para aposentadoria por idade? Dê uma olhada no passo a passo descrito abaixo.

Trabalhadores segurados que buscam fazer planos para o futuro costumam usar esse tipo de cálculo. Claro, nesta tarefa, é muito importante saber quase exatamente quanto tempo resta para se aposentar, independentemente da idade ou do tempo de contribuição.

O sistema Meu INSS realiza cálculos com excelentes indicadores e é atualizado de acordo com a regulamentação em vigor. Isso porque sua fonte é a mais confiável possível: as informações do banco de dados do INSS. No cálculo, caso alguma informação esteja errada, é possível incluir vínculos empregatícios, bem como alterar data de nascimento. Em outras palavras, é fácil!

cálculo do tempo para aposentadoria
Cálculo do tempo para aposentadoria: como fazer pelo app Meu INSS? Entenda – Foto: Meu INSS

Passo a passo do uso da plataforma Meu INSS para cálculos

  • Primeiramente, use seu CPF e senha para acessar o app Meu INSS;
  • Se você ainda não se cadastrou, o faça;
  • Clique na barra de pesquisa com o título “o que você precisa?” e digite “simular aposentadoria”;
  • Depois disso, o relatório com simulação é aberto;
  • Verifique todos os dados que aparecem na simulação;
  • Se você vir um erro ou quiser adicionar informações como sua data de nascimento ou vínculo empregatício, basta clicar na imagem do lápis;
  • Se você alterou ou excluiu algo (na imagem da lixeira azul), clique em “Recalcular”;
  • Conclusão: A partir dos resultados, se você for elegível, pode “solicitar aposentadoria” ou “baixar o PDF” para analisar com calma sua situação.

Assim, para quem ainda tem dúvidas quanto à confiabilidade, fique tranquilo, pois a validade dos resultados dessa calculadora é apenas para consulta. Ademais, eles não garantem o direito à aposentadoria.

Além do mais, o cidadão deve aguardar um período de tempo para que o INSS verifique todos os documentos. Depois do cálculo do tempo da aposentadoria e dessa solicitação, a agência fornece feedback aos trabalhadores, emite o parecer final, aprovando ou rejeitando a solicitação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.