CAIXA CONFIRMA: Trabalhadores de 2023 não terão Abono Salarial PIS/PASEP em 2024

A Caixa Econômica Federal anunciou uma notícia preocupante para os trabalhadores que estiveram empregados no mercado formal em 2023. Segundo o órgão federal, esses trabalhadores não terão direito ao abono salarial PIS/PASEP em 2024. O abono salarial é um benefício concedido anualmente para os trabalhadores que atendem a determinados critérios, como estar cadastrado no PIS/PASEP ou no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) há pelo menos cinco anos, ter trabalhado para empregadores que contribuem para o PIS ou PASEP, ter recebido até dois salários mínimos médios de remuneração mensal durante o período trabalhado e ter seus dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)

O que é o Abono Salarial PIS/PASEP?

O abono salarial é um benefício concedido anualmente aos trabalhadores que atendem a determinados critérios. Entre eles, estão o cadastro no PIS/PASEP ou no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) por pelo menos cinco anos, ter trabalhado para empregadores que contribuem para o PIS ou PASEP, ter recebido até dois salários mínimos médios de remuneração mensal durante o período trabalhado e ter os dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Situação do Abono Salarial PIS/PASEP em 2024

A situação deste ano é que os repasses do abono salarial são referentes ao ano base de 2022. Isso significa que os trabalhadores que atuaram em 2023 de carteira assinada não terão acesso ao benefício este ano. O valor do abono salarial é calculado com base no salário mínimo e no tempo de serviço do trabalhador no ano base. Em 2024, o valor do PIS/PASEP varia de R$ 117 a R$ 1.412, dependendo da quantidade de meses trabalhados em 2022.

Calendário de pagamento

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou o calendário de pagamento do abono salarial para 2024. Os pagamentos iniciaram em 15 de fevereiro para os nascidos em janeiro e encerrarão em 15 de agosto para os nascidos em dezembro.

Quem não receberá o PIS/PASEP em 2024?

Existem alguns grupos de trabalhadores que não estão aptos a receber o abono salarial. São eles: empregados domésticos, trabalhadores rurais empregados por pessoas físicas, trabalhadores urbanos empregados por pessoas físicas e trabalhadores empregados por pessoas físicas equiparadas a pessoas jurídicas.

Como ter acesso aos valores

Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal terão o abono salarial depositado diretamente. Já aqueles que não possuem conta na instituição poderão receber o abono por meio do aplicativo Caixa Tem, que facilita a realização de várias operações financeiras. Assim, desde 5 de fevereiro, as informações sobre quem tem direito ao abono salarial podem ser verificadas na carteira de trabalho digital ou no portal gov.br. Nesses locais, é possível obter informações sobre o valor, a data e o banco de recebimento do benefício.

Por que os trabalhadores de 2023 não receberão o abono salarial em 2024?

A Caixa Econômica Federal não divulgou os motivos específicos para a decisão de não conceder o abono salarial aos trabalhadores de 2023 em 2024. No entanto, é importante ressaltar que o abono salarial é baseado em repasses referentes ao ano base anterior, ou seja, os recursos para o pagamento do abono salarial de 2024 são provenientes de contribuições realizadas pelas empresas no ano de 2022.

A importância do abono salarial PIS/PASEP

O abono salarial PIS/PASEP é um importante benefício para os trabalhadores brasileiros, pois ajuda a complementar a renda e proporciona um alívio financeiro. Para muitos trabalhadores, o abono salarial representa uma oportunidade de investir, pagar dívidas ou realizar algum sonho. Portanto, a não concessão do abono salarial aos trabalhadores de 2023 em 2024 pode impactar negativamente suas finanças pessoais.

Esteja atento aos prazos do abono salarial

Em resumo, a Caixa Econômica Federal informou que os trabalhadores que atuaram formalmente em 2023 não receberão o abono salarial PIS/PASEP em 2024. Essa decisão afeta diretamente os trabalhadores que contavam com esse benefício para complementar sua renda. É importante estar atento aos prazos e canais de comunicação da Caixa para obter informações atualizadas sobre o abono salarial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.