Cadúnico: veja quem pode fazer a atualização do cadastro

De acordo com as regras do Governo Federal, o processo de atualização do Cadúnico pode acontecer em sedes do CRAS pelo país

O Governo Federal deve começar os pagamentos do novo Auxílio Brasil a partir do próximo mês de novembro. Diante dessa informação, muita gente está correndo para os Centros de Referências em Assistência Social (CRAS). O motivo: eles querem atualizar o Cadúnico. É que isso poderá ser decisivo para a entrada do cidadão no projeto.

Neste sentido, muita gente acaba tendo dúvidas em relação a como fazer esse processo. Nas redes sociais, alguns internautas estão perguntando quem é que pode fazer essa atualização. De acordo com as regras do próprio Ministério da Cidadania, qualquer pessoa que tenha um cadastro pode atualizar os seus dados.

E isso independente de ter uma mudança ou não na família. Mesmo as pessoas que não tiveram nenhuma alteração prática precisa ir até o CRAS para atualizar o cadastro. De acordo com agentes desses Centros, o ideal é fazer isso pelo menos uma vez no ano, ou pelo menos todas as vezes em que houver necessidade.

De acordo com o Ministério da Cidadania, apenas uma pessoa por família precisa ir até o CRAS para realizar o processo em questão. É o titular do cadastro quem deve fazer isso. No caso dos usuários que recebem o Bolsa Família, esse indivíduo normalmente é uma mulher. Pelo menos é isso o que acontece com a maioria das casas.

Ainda segundo o Ministério da Cidadania, esse titular deve aparecer no CRAS munido de pelo menos um documento de cada um dos integrantes da família. Assim, dá para dizer que apenas um indivíduo precisa ir até o local, mas ele precisa levar dados pessoais de todo mundo. Ele funciona portanto como um representante daquela casa.

Atualização do Cadúnico

De acordo com informações do próprio Governo Federal, o processo de atualização do Cadúnico é extremamente importante neste momento. É que ele pode ser decisivo para saber quem são as pessoas que entrarão nos próximos programas sociais do poder executivo.

E isso vale não apenas para o Auxílio Brasil. Hoje, vários dos benefícios pagos em nível nacional, estadual e municipal também usam essa lista para escolher quais são os cidadãos que possuem o direito de receber o dinheiro.

De acordo com relatos de representantes da Defensoria Pública da União (DPU), boa parte dos casos de reclamações dentro do Auxílio Emergencial do Governo acontecem por causa de problemas nesse cadastro. É por isso que é importante prestar atenção nesta questão.

Novo programa

No início da última semana, o Presidente Jair Bolsonaro foi pessoalmente ao Congresso Nacional. Ele entregou o texto da Medida Provisória (MP) do Auxílio Brasil nas mãos do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

A MP em si mostra alguns detalhes do novo Bolsa Família. Entre eles, é possível entender que o projeto vai ser uma espécie de uma reunião de vários programas sociais em um só. No entanto, o Governo ainda não explicou alguns pontos importantes do benefício novo.

Falta saber, por exemplo, qual vai ser a média de pagamentos do projeto. Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, os valores possuem uma média de R$ 189. A partir de novembro isso vai aumentar. Falta saber portanto o tamanho deste aumento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.