Cadúnico: São Paulo realiza mutirão para pessoas em situação de rua

Cidadãos paulistanos em situação de rua deverão ser atendidos através de um novo mutirão de entrada no Cadúnico

A cidade de São Paulo inicia nesta segunda-feira (23) uma espécie de mutirão do Cadúnico para pessoas em situação de rua. A ideia é facilitar a vida destas pessoas, ao ajudá-las a entrar no sistema do Governo Federal. O plano é realizar estas atividades em diversos pontos da capital paulista de hoje até o próximo dia 28.

A simples entrada no Cadúnico não garante o recebimento de nenhum programa social. Contudo, as pessoas que entram nesta lista passam a ter mais chances de seleção em programas sociais do Governo Federal, estadual ou mesmo municipal. Benefícios como o Bolsa Família e o vale-gás usam esta lista para decidir quem pode receber o benefício.

Segundo a prefeitura da cidade de São Paulo, a ideia central é atender apenas as pessoas que estão em situação de rua. Quem não está nesta condição, também pode agendar um atendimento, mas apenas nos tradicionais Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), e não nesta nova rodada de mutirões.

A ordem das senhas

A prefeitura explicou que nos dias 23, 24, 26 e 27 vai distribuir 50 senhas por local. Estes bilhetes serão distribuídos aos primeiros que chegaram. Nos dias 25 e 28, serão 100 senhas entregues também para os primeiros que chegarem ao local. A gestão municipal explica que algumas localidades específicas precisam de mais senhas.

“Uma das ênfases que temos dado nesta gestão é a intensificação na capacidade de atendimento para inclusão e atualização cadastral no CadÚnico. Aumentamos equipes e disponibilizamos vagas a cada 3 semanas. A cada novo ciclo são geradas cerca de 44 mil novas vagas nos CRAS e cerca de 22 mil novas vagas nas unidades do Descomplica SP. Estamos trabalhando em mutirão com o foco na ampliação da inclusão das pessoas em situação de rua. Esse é um trabalho primordial para garantir acesso aos benefícios sociais”, ressalta o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr.

Os endereços do mutirão do Cadúnico

Abaixo, você pode conferir os endereços e as datas de atendimento do mutirão do Cadúnico da prefeitura de São Paulo nesta semana:

  • Data: 23 de janeiro

Horário: 9hrs às 16hrs

Endereço: Rua Solon, 819 – Bom Retiro.

  • Data: 24 de janeiro

Horário: 9hrs às 16hrs

Endereço: Praça Floriano Peixoto, 54 – Santo Amaro

  • Data: 25 de janeiro

Horário: 9hrs às 16hrs

Endereço: Rua Monsenhor de Andrade, 746 – Brás

  • Data: 26 de janeiro

Horário: 9hrs às 16hrs

Endereço: Viaduto Pedroso, 111 – Bela Vista

  • Data: 27 de janeiro

Horário: 9hrs às 16hrs

Endereço: Rua Ary Cordovil 200 – Itaim Paulista

  • Data: 28 de janeiro

Horário: 9hrs às 16hrs

Endereço: R. Dr. Siqueira Cardoso, 277 – Belenzinho

O que preciso ter em mãos?

O morador de rua que deseja entrar no Cadúnico, pode simplesmente ir até um dos locais indicados pela gestão municipal portando alguns documentos pessoais. São eles:  RG, CPF e comprovante de residência (no caso dos moradores de rua, uma simples declaração de endereço do CRAS mais próximo já é o suficiente).

Vale lembrar ainda que o morador de rua não necessariamente precisa ir até ao mutirão para conseguir entrar no Cadúnico. O sistema de atendimento regular dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) segue funcionando normalmente, ao menos até aqui

Nos últimos dias, membros do Governo Federal anunciaram que estão preparando uma espécie de pente-fino nas contas dos usuários do Bolsa Família. Segundo o Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), há ao menos 2 milhões de cadastros do Cadúnico com fortes indícios de fraudes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.