CadÚnico: como confirmar seu cadastro sem sair de casa

Você já deve ter ouvido falar do Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico, certo? Ele é  o principal banco de dados utilizado para o cadastro de programas sociais e serve para identificar as famílias de baixa renda e que precisam de políticas públicas, como o Auxílio Brasil.

Veja também: Auxílio Brasil, vale-gás e desconto na conta de luz; entenda!

Saiba que é possível confirmar se você está inscrito no CadÚnico sem sair de casa. Lembre-se que a inscrição no programa é um dos requisitos para receber o Auxílio Brasil e o vale-gás. Veja abaixo como consultar se você já é inscrito abaixo.

Como consultar sua inscrição no Cadastro Único?

Muitas famílias, ainda que em condições de pobreza e extrema pobreza, tem dúvidas se estão ou não inscritas no Cadastro Único, essa consulta pode ser feita sem sair de casa, seja por meio de sites, aplicativos ou por telefone.

Por site

Uma opção de consulta é pelo site  meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/

No site, a consulta é feita de forma bem simples, basta você preencher as seguintes informações:

  • Nome Completo;
  • Data de Nascimento;
  • Nome da Mãe;
  • Estado e município.

Se com os dados não retornar nenhum cadastro, provavelmente você não está inscrito. Agora, se você se inscreveu pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), o seu cadastro pode levar até 45 dias para poder ser consultado por este meio.

Pelo aplicativo

Uma segunda opção é consultar sua situação por meio do aplicativo “Meu CadÚnico” – disponível tanto para Android (Play Store) como para iOS (App Store).

O dowload é feito de forma gratuita, mas é importante ficar atento que o desenvolvedor listado deve ser “Governo do Brasil”.

Após baixar o app, acesse-o e preencha os dados indicados, caso a consulta não retorne é possível que você não esteja no banco de dados. Se você se inscreveu pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), o seu cadastro pode levar até 45 dias para poder ser consultado por este meio.

Pelo telefone

Basta ligar para o telefone 0800 707 2003 – a ligação é gratuita.

Você pode obter as informações de segunda a sexta das 7h às 19h e nos finais de semana e feriados, das 10h às 16h.

Essa é uma boa opção para quem não tem acesso a internet ou para pessoas que tem dificuldades.

Agora, se você tem dúvidas sobre o CadÚnico, pode se interessar pelo nosso artigo especial. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.